Uma análise da formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Nalú Farenzena UFRGS
  • Caroline Cristiano Cardoso UFRGS
  • Cleusa Conceição Terres Schuch UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5981

Palabras clave:

Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul, Análise de política pública, Avaliação institucional na educação, Formulação de política pública educacional, Gestão de sistemas educacionais.

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar significados atribuídos ao Sistema Estadual de Avaliação Participativa na sua fase inicial de formulação, nos anos de 2011 e 2012. É empregada metodologia de análise de formulação de política pública e os dados empíricos  provém de documentos e de entrevistas realizadas com os principais atores da formulação. A partir do exame da colocação da política na agenda governamental e de conteúdos referentes às suas motivações e finalidades, é evidenciado que o Seap reuniu anseios de proposição de um sistema alternativo às avaliações de larga escala de estudantes, de obtenção de dados de contexto complementares para a (re)formulação de ações públicas e de promoção da democratização nas instâncias escolares e administrativas da rede estadual de educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nalú Farenzena, UFRGS

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Caroline Cristiano Cardoso, UFRGS

Pedagoga pela UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS.

Cleusa Conceição Terres Schuch, UFRGS

Mestre e doutora em Educação. Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS.

Publicado

2015-11-06

Cómo citar

FARENZENA, Nalú; CARDOSO, Caroline Cristiano; SCHUCH, Cleusa Conceição Terres. Uma análise da formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 87–101, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.5981. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5981. Acesso em: 30 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas