O papel do diretor gerente: gerencialismo, treinamento e certificação na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul

Autores/as

  • Nadia Bigarella Universidade Católica Dom Bosco
  • Andrêssa Gomes de Rezende Alves UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6053

Palabras clave:

Políticas Públicas. Gestão Educacional. Programa Educacional

Resumen

Este artigo faz parte de duas dissertações de mestrado em Educação, defendidas em setembro de 2004 e em abril de 2014, no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que investigaram os programas de gestão educacional dos governos que administraram o Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1991 a 2014. Tem como objetivo discutir a configuração da política para a gestão educacional na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), nesse período de vinte e quatro anos, seis mandatos, quatro governadores e dois partidos políticos (PMDB e PT) e quatro programas educacionais. Com base em pesquisas documentais, as duas pesquisas mostram que as políticas para a gestão educacional, após 2007 foram norteadas por componentes gerenciais. 

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Biografía del autor/a

Nadia Bigarella, Universidade Católica Dom Bosco

Professora Doutora, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco, vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (GEPPE), mais diretamente à Linha de Pesquisa Políticas Educacionais Gestão da Escola e Formação Docente, do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

Publicado

2015-11-06

Cómo citar

BIGARELLA, Nadia; ALVES, Andrêssa Gomes de Rezende. O papel do diretor gerente: gerencialismo, treinamento e certificação na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 103–113, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.6053. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6053. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas