Ensino Médio Integrado e formação docente: impasses e proposições

Autores/as

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Ulisséia Ávila Pereira IFRN
  • Iaponira da Silva Rodrigues IFRN

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6372

Palabras clave:

Dualidade. Ensino Médio Integrado. Formação de professores.

Resumen

A educação brasileira apresenta como marca o divórcio entre a formação geral e a profissional, a teoria e a prática. Neste artigo, apresentamos o Ensino Médio Integrado (EMI) como uma possibilidade de superação dessa dualidade histórica e discutimos a relevância da formação dos docentes que atuam ou atuarão na Educação Profissional, com destaque para o EMI. A metodologia constou de uma revisão de literatura. A partir desta discutimos os fundamentos em que se assentam o EMI, os desafios para a sua implementação e as proposições para uma formação de professores que os tornem capazes de desenvolver práticas que promovam a articulação entre a formação geral e a profissional. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação.

Professor do IFRN.

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (IFRN)

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA). 

Ulisséia Ávila Pereira, IFRN

Doutora em Educação (UFRN). Pedagoga do IFRN, Natal, RN – Brasil. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campus Natal-Central (IFRN).

Iaponira da Silva Rodrigues, IFRN

Mestra em Educação (IFRN). Pedagoga do IFRN, Parnamirim, RN – Brasil.

Publicado

2016-07-08

Cómo citar

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; PEREIRA, Ulisséia Ávila; RODRIGUES, Iaponira da Silva. Ensino Médio Integrado e formação docente: impasses e proposições. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 25–37, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6372. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6372. Acesso em: 30 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas