Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal

Autores/as

  • Sara Filipa Pinheiro Universidade do Porto
  • Eunice Macedo Universidade do Porto
  • Helena Costa Araújo Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6456

Palabras clave:

Cidadania nacional, cidadania europeia, escola, jovens, educação profissional

Resumen

O debate sobre cidadania nacional e europeia insere-se nas práticas contemporâneas das sociedades da União Europeia (UE) e do mundo global, além da Europa. A sua relação com a educação assenta numa lógica interativa que se diz direcionada à partilha de perspetivas. Ao nível político incentiva-se o respeito e a aceitação da diversidade na busca de uma UE unida na sua pluralidade cultural. Com a intenção de potenciar e desenvolver o exercício da cidadania, este artigo analisa documentos nacionais e da UE, que se referem às e aos jovens, pensando numa cidadania ativa, com voz e participação. Questiona-se a articulação entre as intenções políticas nestes documentos e a possibilidade de colocação em prática como modelo para jovens nos quotidianos escolares. O estudo na base deste artigo está a ser desenvolvido com jovens dos 15 aos 25 anos que frequentam uma Escola Profissional no Norte de Portugal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sara Filipa Pinheiro, Universidade do Porto

Sara Pinheiro é licenciada e mestre em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto e atualmente estudante de doutoramento em Ciências da Educação, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PD/BD/105705/2014). Trabalha e interessa-se pelas áreas que refletem questões sobre Cidadania Nacional e Europeia, Educação em Cidadania e em Cidadania Europeia, identificação dos/as jovens de etnias não-dominantes com a Cidadania Nacional e Europeia.

Contacto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, sarapinheiro@fpce.up.pt.

Eunice Macedo, Universidade do Porto

Eunice Macedo é doutorada (mestre e licenciada) em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Fez a sua formação inicial como professora do ensino básico na Escola do Magistério Primário do Porto. Exerceu como docente durante vários anos e em vários níveis e contextos educativos, incluindo a formação de adultos e a educação de pessoas portadoras de deficiência. Como investigadora integrada do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP é, atualmente, membro das equipas do projeto internacional “Reducing Early School Leaving, in the EU” (RESL.eu), no qual está a desenvolver o seu Pós Doutoramento, e também dos projetos internacionais “Commitment to Democracy through Increasing Women's Participation” (CODE_IWP) e “Learning in a New Key. Engaging vulnerable young people in school education” (LINK). É oradora convidada da FPCEUP nos diversos ciclos e vice presidente da direção do Instituto Paulo Freire de Portugal. Autora de várias obras, a sua investigação em educação, cidadania e género, particularmente com jovens nas escolas, suporta a sua intervenção com as comunidades, na busca de formas de educação e de vida ligadas à felicidade e à realização pessoal mediadas pelo mundo.

Contacto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, eunice@fpce.up.pt.

Helena Costa Araújo, Universidade do Porto

Helena Costa Araújo é Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto. As suas áreas disciplinares são sobretudo Sociologia da Educação, Estudos de Género e Cidadanias e Diversidade. É diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FCT). Tem publicado várias obras entre as quais se contam:Escola e Aprendizagem para o Trabalho Num País da (Semi)Periferia EuropeiaPioneiras na Educação - as professoras primárias na viragem do século, capitulos em obras internacionais (nas editoras Routledge e Palgrave) e em revistas como International Journal of Sociology of Education, Gender and EducationEuropean Journal of Women StudiesEducação Sociedade e Culturas.

Contacto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, haraujo@fpce.up.pt.

Publicado

2017-02-13

Cómo citar

PINHEIRO, Sara Filipa; MACEDO, Eunice; ARAÚJO, Helena Costa. Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 119–132, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.6456. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6456. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos