Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal

Autores

  • Sara Filipa Pinheiro Universidade do Porto
  • Eunice Macedo Universidade do Porto
  • Helena Costa Araújo Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6456

Palavras-chave:

Cidadania nacional, cidadania europeia, escola, jovens, educação profissional

Resumo

O debate sobre cidadania nacional e europeia insere-se nas práticas contemporâneas das sociedades da União Europeia (UE) e do mundo global, além da Europa. A sua relação com a educação assenta numa lógica interativa que se diz direcionada à partilha de perspetivas. Ao nível político incentiva-se o respeito e a aceitação da diversidade na busca de uma UE unida na sua pluralidade cultural. Com a intenção de potenciar e desenvolver o exercício da cidadania, este artigo analisa documentos nacionais e da UE, que se referem às e aos jovens, pensando numa cidadania ativa, com voz e participação. Questiona-se a articulação entre as intenções políticas nestes documentos e a possibilidade de colocação em prática como modelo para jovens nos quotidianos escolares. O estudo na base deste artigo está a ser desenvolvido com jovens dos 15 aos 25 anos que frequentam uma Escola Profissional no Norte de Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Filipa Pinheiro, Universidade do Porto

Sara Pinheiro é licenciada e mestre em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto e atualmente estudante de doutoramento em Ciências da Educação, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PD/BD/105705/2014). Trabalha e interessa-se pelas áreas que refletem questões sobre Cidadania Nacional e Europeia, Educação em Cidadania e em Cidadania Europeia, identificação dos/as jovens de etnias não-dominantes com a Cidadania Nacional e Europeia.

Contacto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, sarapinheiro@fpce.up.pt.

Eunice Macedo, Universidade do Porto

Eunice Macedo é doutorada (mestre e licenciada) em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Fez a sua formação inicial como professora do ensino básico na Escola do Magistério Primário do Porto. Exerceu como docente durante vários anos e em vários níveis e contextos educativos, incluindo a formação de adultos e a educação de pessoas portadoras de deficiência. Como investigadora integrada do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP é, atualmente, membro das equipas do projeto internacional “Reducing Early School Leaving, in the EU” (RESL.eu), no qual está a desenvolver o seu Pós Doutoramento, e também dos projetos internacionais “Commitment to Democracy through Increasing Women's Participation” (CODE_IWP) e “Learning in a New Key. Engaging vulnerable young people in school education” (LINK). É oradora convidada da FPCEUP nos diversos ciclos e vice presidente da direção do Instituto Paulo Freire de Portugal. Autora de várias obras, a sua investigação em educação, cidadania e género, particularmente com jovens nas escolas, suporta a sua intervenção com as comunidades, na busca de formas de educação e de vida ligadas à felicidade e à realização pessoal mediadas pelo mundo.

Contacto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, eunice@fpce.up.pt.

Helena Costa Araújo, Universidade do Porto

Helena Costa Araújo é Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto. As suas áreas disciplinares são sobretudo Sociologia da Educação, Estudos de Género e Cidadanias e Diversidade. É diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FCT). Tem publicado várias obras entre as quais se contam:Escola e Aprendizagem para o Trabalho Num País da (Semi)Periferia EuropeiaPioneiras na Educação - as professoras primárias na viragem do século, capitulos em obras internacionais (nas editoras Routledge e Palgrave) e em revistas como International Journal of Sociology of Education, Gender and EducationEuropean Journal of Women StudiesEducação Sociedade e Culturas.

Contacto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, haraujo@fpce.up.pt.

Downloads

Publicado

13.02.2017

Como Citar

PINHEIRO, Sara Filipa; MACEDO, Eunice; ARAÚJO, Helena Costa. Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 119–132, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.6456. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6456. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos