Contribuições do processo reflexivo para o entendimento da prática docente

Autores/as

  • Eliana Alves Arxer Universidade Estadual Paulista de Araraquara
  • Dulcimeire Aparecida Volante Zanon Universidade Federal de São Carlos
  • José Luis Bizelli Universidade Estadual Paulista de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N28.6737

Palabras clave:

Processo reflexivo. Formação docente. Metareflexão.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar discussões sobre o processo reflexivo a partir de uma situação de ensino intitulada “energia elétrica e ano internacional da luz”, de acordo com a perspectiva CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) da abordagem de conteúdos, a fim de favorecer o entendimento da prática docente. A professora pesquisadora elaborou o planejamento e a execução das atividades, em seis etapas, junto a alunos de duas turmas de nono ano do Ensino Fundamental durante as aulas de Matemática. O registro em vídeo de cada etapa bem como os registros escritos dos envolvidos – professora, interlocutora e alunos – foram analisados de forma qualitativa, considerando-se referenciais de Schön e Alarcão. Dentre as contribuições do processo reflexivo ressaltamos que, ao pesquisar sua própria prática, o professor tende a sair de sua “zona de conforto” e enfrentar as próprias angústias relacionadas à profissão, além disso, permite a reconstrução de teorias e concepções de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliana Alves Arxer, Universidade Estadual Paulista de Araraquara

Aluna de Doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista no câmpus de Araraquara. Mestre em Educação pelo departamento PPGPE da Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, em 2015. Com especialização em Formação docente para o ensino superior, pela Universidade Paulista, UNIP em 2016 e Psicopedagogia em 2014 e licenciatura plena em Matemática em 2011, pela mesma universidade, UNIP. Licenciatura plena em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara em 2009. Atuante em educação desde 2006.

Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutora em Ensino, Avaliação e Formação de Professores pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Química (Licenciatura) pela UFSCar. Atualmente é professora (Adjunta III) da Universidade Federal de São Carlos, lotada no Departamento de Metodologia de Ensino, com atuação junto ao Curso de Licenciatura em Química e na coordenação do PIBID Química. Credenciada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar, suas pesquisas centram-se no campo da Educação e nas subáreas: formação de professores de Química/Ciências, processos de ensino e aprendizagem, prática docente.

José Luis Bizelli, Universidade Estadual Paulista de Araraquara

Possui graduação em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Livre Docente em Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara, e está credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (FAAC-UNESP, Bauru) e Educação Escolar (FCL-UNESP, Araraquara). Coordena o Grupo de Pesquisa (CNPq) intitulado Programa de Governança para a Administração, dedicando-se a pesquisar principalmente os seguintes temas: inovação, desenvolvimento sustentável, governança em instituições públicas, TIC para o Ensino a Distância e aplicativos educativos para TVDi. Fez seu Pós-Doutorado no Departamento de Ciencias de la Educación, da Universidad de Alcalá de Henares (UAH), Espanha, sendo um dos responsáveis pelo convênio sobre Educação entre a UNESP e a UAH.

Publicado

2018-01-31

Cómo citar

ARXER, Eliana Alves; ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; BIZELLI, José Luis. Contribuições do processo reflexivo para o entendimento da prática docente. Dialogia, [S. l.], n. 28, p. 121–132, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N28.6737. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6737. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos