Multiculturalismo, interculturalismo e decolonialidade: prolegômenos a uma pedagogia decolonial

Autores/as

  • Manuel Tavares Universidade Nove de Julho - Uninove. São Paulo, SP
  • Sandra Rosa Gomes Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8646

Palabras clave:

Decolonialidade. Interculturalidade. Pedagogias. Colonialidade. Educação.

Resumen

Neste artigo refletimos sobre o processo de decolonialidade das estruturas de poder colonial, ainda dominantes nas instituições educativas, como reflexo evidente da colonialidade do poder, do saber, do gênero, da sexualidade e das relações sociais hierárquicas de dominação. As referências teóricas que nos guiam enquadram-se no modelo epistemológico pós-colonial, com enfoque específico nos estudos sobre interculturalidade, pela sua dimensão crítica,  insurgente e resistente em relação aos paradigmas epistemológicos e axiológicos da modernidade ocidental e pelo seu potencial propositivo e desafiante no que diz respeito à construção de novos paradigmas que possam configurar modelos pedagógicos decoloniais, inclusivos e dissolventes da tensão conflitante entre igualdade e diferença. Consideramos que os conceitos de pedagogia, interculturalidade e decolonialidade são indissociáveis e que é nas práticas sociais, políticas e educativas que se tecem os caminhos da decolonialidade.

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Biografía del autor/a

Manuel Tavares, Universidade Nove de Julho - Uninove. São Paulo, SP

Graduação em Filosofia, Universidade de Coimbra, UC, Portugal. Mestrado em Filosofia, Universidade de Sevilha, US, Espanha. Doutorado em FILOSOFIA, Universidade de Sevilha, US, Espanha. Atualmente, é Professor na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), no Programa de pós-graduação em Educação (PPGE).

Sandra Rosa Gomes, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho. Mestre em Educação. Professora no Curso de Pedagogia da mesma universidade.

Publicado

2018-08-24

Cómo citar

TAVARES, Manuel; GOMES, Sandra Rosa. Multiculturalismo, interculturalismo e decolonialidade: prolegômenos a uma pedagogia decolonial. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 47–68, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.8646. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8646. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Multiculturalismo