Estudos culturais e multiculturalismo: possibilidades para o currículo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8817

Palabras clave:

Educação. Currículo. Multiculturalismo.

Resumen

As trajetórias históricas dos fluxos migratórios, as fragmentações de ideias fixas de Estado Nação, a globalização cultural e econômica são fatores importantes para o surgimento do multiculturalismo, no entanto os Estudos Culturais (E.C) contribuíram para a construção das ideias nesse campo. Ancorados por proximidades teóricas e políticas os estudos integram uma vertente crítica, que questiona as estruturas liberais, econômicas e conservadoras e procura entender o fenômeno cultural como espaço de sentidos e significados que interfere na constituição das identidades, nessa lógica algumas ações vêm sendo tomadas no âmbito das políticas de Estado, as reinvindicações dos grupos silenciados estão sendo escutadas. Exemplo desse movimento são as políticas de currículo implementadas em escolas, sobretudo nas décadas finais do século passado, nesse sentido esse texto procura problematizar algumas questões sobre os E.C, o multiculturalismo, bem como o currículo como espaço de cultura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Franz Lopes, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho. Mestre em Educação (PPGE/UNINOVE). Professor da educação básica no componente curricular de Educação Física da Rede Municipal de São Paulo e Estadual. São Paulo – SP – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5970-0453

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor no Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. São Paulo – SP – Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0680-5777

Citas

GUEDES, Elocir. NUNES, Pâmela. ANDRADE, Tatiane. O uso da lei 10.639/03 em sala de aula. Revista Latino-Americana de História. v. 2, n. 6, Edição Especial, p. 421-430 – ago./2013 –

ESCOSTEGUY, Ana.C. D. Uma introdução aos estudos culturais. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n. 9, dez. 1998.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre revoluções do nosso tempo. In: Educação e realidade. Porto Alegre, v. 22, n. 2, p.15-46, jul./dez.1997.

_____. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; 2013.

HARVEY, David. Condição Pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

LOPES, Alice.C.; MACEDO, Elisabete. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2013.

MOREIRA, Antônio. B. F. CANDAU, Vera. M. Indagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

McLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MENDES, João. M. Cultura e multiculturalidade. Escola Superior de Teatro e Cinema. Amadora Julho de 2010.

NEIRA, Marcos; NUNES, Mario L. F. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

SILVA, Tomaz. T. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

STOREY, John. Teoria cultural e cultura popular: uma introdução. Tradução de Pedro Bastos. São Paulo, 2015.

ZORZI, José. A. Estudos culturais e multiculturalismo: uma perspectiva das relações entre campos de estudos em Stuart Hall. 2012, 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura. Porto Alegre, RS, 2012.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

LOPES, Franz; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Estudos culturais e multiculturalismo: possibilidades para o currículo. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 145–153, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.8817. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8817. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos