Educação Multicultural no Universo Hip-Hop
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8821Palabras clave:
Hip-Hop. Paulo Freire. Periferia. Resistência cultural. Arte popular.Resumen
Por meio de investigação bibliográfica e empírica, tomando principalmente como suporte de análise os princípios epistemológicos da Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, este estudo discute a constituição do Hip-Hop como movimento social e cultural, estabelecendo suas relações com a perspectiva multicultural. As análises desenvolvidas nesta pesquisa revelaram que o Hip-Hop é, hoje, um fenômeno mundial único, à medida que envolve jovens e adultos das periferias de todo o planeta. Trata-se de um movimento que se manifesta em diferentes lugares e, em muitos casos, traduz-se como única alternativa às múltiplas formas de violência, revelando-se, portanto, como um processo também educador e de resistência sociocultural. O Hip-Hop é marcado também por um caráter profundamente dialético, na medida em que manifesta-se inacabado e em permanente movimento de constituição e reconfiguração no cenário social.