Do dialogismo e da heterogeneidade: a constituição do discurso messiânico do sertanejo na cultura popular

Autores

  • Jorge França de Farias Júnior Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i1.1451

Palavras-chave:

Cultura Popular. Dialogismo. Discurso. Enunciação. Heterogeneidade.

Resumo

Neste estudo, demonstra-se como ocorre o processo de heterogeneidade discursiva da letra de música Profecia (ou Testamento da ira)1, interpretada pelo grupo cênico-musical Cordel do Fogo Encantado (CFE). É interessante verificar como o grupo do Sertão de Pernambuco, apresenta a letra por meio de enunciados proferidos por profetas que viveram nessa região, a saber, os profetas Pajé Cauã2 e Antônio Conselheiro3. Dessa maneira, o CFE, ao trazer os enunciados desses profetas e suas vozes, constitui seu próprio discurso como sujeito enunciador, evidenciando, assim, uma heterogeneidade discursiva. Para tanto, consideram-se, neste estudo, os trabalhos que procuram entender a relação do sujeito enunciador e seu discurso, como pressuposto, e que é constituído de vários outros discursos que se lhe antepõem.

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Publicado

22.12.2009

Como Citar

FRANÇA DE FARIAS JÚNIOR, Jorge. Do dialogismo e da heterogeneidade: a constituição do discurso messiânico do sertanejo na cultura popular. Dialogia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 67–74, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v8i1.1451. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1451. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos