O enriquecimento do vocabulário dos estudantes por meio da música em contos de fada no âmbito das práticas pedagógicas dos professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.16791Palavras-chave:
Escola, Interdisciplinaridade, Contos de fada, Música, VocabulárioResumo
O presente artigo consiste em um recorte de uma pesquisa acadêmica que objetivava investigar perspectivas interdisciplinares da prática pedagógica de professores da Educação Básica do município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, por meio da música em contos de fada. O texto aborda especificamente o enriquecimento do vocabulário dos estudantes. A investigação, de natureza qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação, teve como lócus três escolas públicas e como sujeitos três professoras e noventa alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada mediante observação participante e oficinas pedagógicas. Os resultados permitiram concluir que as vivências interdisciplinares por meio da música em contos de fada, além de favorecerem o enriquecimento do vocabulário dos estudantes, contribuem para o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da autonomia.
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