Intelectuais negros entre o século XIX e início do XX: novas perspectivas para a história da educação brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19826

Palabras clave:

História da Educação, População Negra, Intelectuais Negros, Pós-Abolição

Resumen

Trata-se de uma discussão sobre a presença de homens negros no cenário intelectual brasileiro no período de transição entre o século XIX e o XX. Reflete-se sobre novas perspectivas de compreensão da história da educação brasileira a partir da inclusão de pessoas negras no universo letrado. As trajetórias homens negros na Parahyba do Norte serão discutidas a partir da consulta às fontes primárias e tendo como referência teórica a história social e a história social da educação. Conclui-se sobre a importância de alargar a compreensão sobre as relações raciais entre brancos e negros no Brasil e a inclusão dessa discussão no campo da história da educação.

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Biografía del autor/a

Surya Aaronovich Pombo de Barros, Universidade Federal da Paraíba

Doutora

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Publicado

2021-05-20

Cómo citar

DE BARROS, Surya Aaronovich Pombo. Intelectuais negros entre o século XIX e início do XX: novas perspectivas para a história da educação brasileira. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19826, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19826. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19826. Acesso em: 12 abr. 2025.

Número

Sección

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação
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