EaD: um olhar sobre as tendências após a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23190

Palavras-chave:

educação a distância, EaD, pandemia, tendências, desafios

Resumo

Com o objetivo de conhecer as experiências educacionais em tempos de pandemia, especificamente os problemas enfrentados na educação e as tendências da EaD pós-pandemia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma consulta na plataforma Sucupira para selecionar os periódicos cujo foco principal é a EaD e, os periódicos que  mesmo não tendo seu foco na EaD, fizeram volumes especiais sobre a educação na pandemia. Foram analisados 345 artigos. A pesquisa mostrou que na pandemia a EaD ganhou mais visibilidade e, o avanço das TDIC na educação tem contribuído para o desenvolvimento da EaD, a qual tende a inovar em suas práticas pedagógicas, sendo pelo uso de metodologias mais ativas, seja pelo uso de metodologias mais próximas à realidade dos alunos (como as redes sociais) e, pelo uso de tecnologias imersivas. Destaca-se a necessidade de fortalecer a Universidade Aberta do Brasil, bem como institucionalizar os cursos na EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Doutora em Ciência da Informação - UFMG

 

Iomaraa Albuquerque Giffoni, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Doutora em Educação - PUCMinas

 

Mariana Prado Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Especialista em Neurociências e Psicanálise aplicadas à Educação-Centro Universitário São Camilo

 

Referências

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil /2016. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_BR_2018_digital_completo.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.

BANDEIRA, R.C. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto de Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 9, n. 11, p. 133- 144, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 jun. 2015.

BROILO, Liane; NETO, Gilberto Broilo. Pandemia 2020 e a EAD: o impacto do Covid-19 no ensino brasileiro. Revista Eccom, São Paulo, v. 12, n. 23, p. 01-12, jan./jun. 2021. Disponível em: http://www.publicacoes.fatea.br/index.php/ECCOM/article/view/1238. Acesso em: 03 jul. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 06 jul. 2022.

CHAGAS, J. de Q.; MEZA, E. dos S.; PEREIRA, A. L. Avaliações remotas emergenciais em um curso de licenciatura em matemática a distância. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 1, jan./abr., 2022.

CABRAL, V. F.; SANTOS, N.B. dos. Aprendizagens em tempos remotos: entre dimensões e experiências de um curso na modalidade a distância durante a pandemia. EmRede, v. 8, n. 2, p. 1-15, jul./dez. 2021.

CANGANE, Letícia. Antes e depois da pandemia: Como as ferramentas do Ensino à Distância podem beneficiar o ensino universitário. Escola Politécnica, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.poli.usp.br/noticias/36180-antes-e-depois-da-pandemia-como-as-ferramentas-do-ensino-a-distancia-podem-beneficiar-o-ensino-universitario.html. Acesso em: 26 jun. 2022.

COSTA, Renata. Educação remota emergencial x EaD: desafios e oportunidades. 2020. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/educa%25C3%25A7%25C3%25A3o-remota-emergencial-x-ead-desafios-e-renata-costa. Acesso em: 09 out. 2022.

ELEOTÉRIO, V.R.F.; CRISTALDO, A.V. Professora!? eu não estou entendendo. REVASF, Petrolina- Pernambuco - Brasil, v. 12, n. 28, p. 1-20, 2022.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, v.7, 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

GROSSI, M. G. R. Usar tecnologias digitais nas aulas remotas durante a pandemia da COVID-19? Sim, mas quais e como usar?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–12, 2021.

GROSSI, M. G. R.; MINODA, D. S.; FONSECA, R.G.P. Impacto da pandemia do covid-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria e prática da educação, v. 23, n. 3, p. 150-170, 2020.

GROSSI, M. G. R.; MINODA, D. S.; FONSECA, R.G.P. Impactos da pandemia da COVID-19 na Educação: com a palavra os professores. Revista Thema, v. 21, n. 22, p. 586 - 601, 2022.

GROSSI, M. G. R.; VITAL, F.H. As pesquisas brasileiras e as competências necessárias à prática pedagógica de professores que atuam na EaD. RBAAD - Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 21, n. 1, p. 1-23, 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 31 jul. 2022.

JARDILINO, J.R.L.; SAMPAIO, A.M.M. condições educacionais e exclusão digital na pandemia-2020-2021: o caso da educação pública na região dos inconfidentes - MG.

ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v.24, n.1, p. 91-112, jan./abr. 2022.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MATTAR, João. Educação a Distância e blended learning: metodologias de pesquisa em educação pós-pandemia. In: GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. Práticas pedagógicas na EAD e no Ensino Remoto: novos caminhos de Ensino e Aprendizagem. Goiânia: Alta Performance, 2022. p. 139-152.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integradora. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MORAN, J. M. Novos caminhos do ensino a distância. CEAD – Centro de Educação a Distância. Rio de Janeiro: SENAI, 2002.

PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S.M.M.S.; OLIVEIRA, P. D. de. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 193-204, set./dez. 2020.

QUEEN, D.; HARDING, K. Burnout da pandemia social: um legado COVID. In: Interantional Wound Journal, v. 17, 4. ed., jul. 2020, p. 873-874. Disponível em: https://doi.org/10.1111/iwj.13441. Acesso em: 21 set. 2022.

SANTOS, S. A. MOOCS para formação continuada de professores em competências digitais. Revista EDaPECI, São Cristóvão (SE), v.22. n. 1, p. 41-54, jan./abr. 2022.

SANTOS, Roberto Vatan. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, São Paulo, ano XI, n. 40, p. 19-31, jan/fev/mar, 2005. Disponível em: http://funab.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/Santos-2005.-Abordagens-do-processo-de-ensino-e-aprendizagem.pdf. Acesso em:12 ago. 2022.

SANTOS, M. Aprender a estudar. Lisboa: Lisboa Editora, 2005.

SANTOS, J. J. dos; SANTO, E. do E. S.; SOUZA, N. S. Educação no Contexto da Pandemia: Percepções Críticas da Coordenação Pedagógica. EaD Em Foco, v. 12, n. 3, p. 1-16 , 2022.

SILVA, J. L.T. da; FREITAS, V. G. G. Educação remota em período do coronavírus (covid-19): um estudo de caso do engajamento no curso superior. Revista Paidéi@, UNIMES

VIRTUAL, v. 14, n. 25, p. 122- 136, Jan. 2022.

SOARES, R. de A.; SILVA, G.A. Regulamentos da EaD no Brasil e o Impacto da Portaria

Nº 343/2020 no Ensino Superior. EaD em Foco, v. 10, n.3, e1043, 2020.

SWIFT, Rebecca. COVID-19: evolução da linguagem visual. 2020. Disponível em: https://creativeinsights.gettyimages.com/pt/repicture/cliche/covid-19-evolucao-da-linguagem-visual. Acesso em: 10 mai. 2022.

WELBER, D.J.; ALAVES, E.J. (Re)pensando a Formação Docente: o que o Ensino Remoto

Emergencial Diz sobre a Formação do professor? EaD em Foco, v. 12, n. 1, e1632, 2022.

WORLD BANK. Políticas educacionais na pandemia da covid-19: o que o Brasil pode aprender com o resto do mundo? 2020. Disponível em: http://pubdocs.worldbank.org/en/413781585870205922/pdf/POLITICAS-EDUCACIONAIS-NA-PANDEMIA-DA-COVID-19-O-QUE-O-BRASIL-PODE-APRENDER-COM-O-RESTO-DO-MUNDO.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.

Downloads

Publicado

10.07.2023

Como Citar

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; GIFFONI, Iomaraa Albuquerque; LOPES, Mariana Prado. EaD: um olhar sobre as tendências após a pandemia. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23190, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23190. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23190. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos