EaD: um olhar sobre as tendências após a pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23190

Palabras clave:

educação a distância, EaD, pandemia, tendências, desafios

Resumen

Com o objetivo de conhecer as experiências educacionais em tempos de pandemia, especificamente os problemas enfrentados na educação e as tendências da EaD pós-pandemia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma consulta na plataforma Sucupira para selecionar os periódicos cujo foco principal é a EaD e, os periódicos que  mesmo não tendo seu foco na EaD, fizeram volumes especiais sobre a educação na pandemia. Foram analisados 345 artigos. A pesquisa mostrou que na pandemia a EaD ganhou mais visibilidade e, o avanço das TDIC na educação tem contribuído para o desenvolvimento da EaD, a qual tende a inovar em suas práticas pedagógicas, sendo pelo uso de metodologias mais ativas, seja pelo uso de metodologias mais próximas à realidade dos alunos (como as redes sociais) e, pelo uso de tecnologias imersivas. Destaca-se a necessidade de fortalecer a Universidade Aberta do Brasil, bem como institucionalizar os cursos na EaD.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Doutora em Ciência da Informação - UFMG

 

Iomaraa Albuquerque Giffoni, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Doutora em Educação - PUCMinas

 

Mariana Prado Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Especialista em Neurociências e Psicanálise aplicadas à Educação-Centro Universitário São Camilo

 

Citas

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil /2016. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_BR_2018_digital_completo.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.

BANDEIRA, R.C. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto de Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 9, n. 11, p. 133- 144, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 jun. 2015.

BROILO, Liane; NETO, Gilberto Broilo. Pandemia 2020 e a EAD: o impacto do Covid-19 no ensino brasileiro. Revista Eccom, São Paulo, v. 12, n. 23, p. 01-12, jan./jun. 2021. Disponível em: http://www.publicacoes.fatea.br/index.php/ECCOM/article/view/1238. Acesso em: 03 jul. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 06 jul. 2022.

CHAGAS, J. de Q.; MEZA, E. dos S.; PEREIRA, A. L. Avaliações remotas emergenciais em um curso de licenciatura em matemática a distância. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 1, jan./abr., 2022.

CABRAL, V. F.; SANTOS, N.B. dos. Aprendizagens em tempos remotos: entre dimensões e experiências de um curso na modalidade a distância durante a pandemia. EmRede, v. 8, n. 2, p. 1-15, jul./dez. 2021.

CANGANE, Letícia. Antes e depois da pandemia: Como as ferramentas do Ensino à Distância podem beneficiar o ensino universitário. Escola Politécnica, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.poli.usp.br/noticias/36180-antes-e-depois-da-pandemia-como-as-ferramentas-do-ensino-a-distancia-podem-beneficiar-o-ensino-universitario.html. Acesso em: 26 jun. 2022.

COSTA, Renata. Educação remota emergencial x EaD: desafios e oportunidades. 2020. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/educa%25C3%25A7%25C3%25A3o-remota-emergencial-x-ead-desafios-e-renata-costa. Acesso em: 09 out. 2022.

ELEOTÉRIO, V.R.F.; CRISTALDO, A.V. Professora!? eu não estou entendendo. REVASF, Petrolina- Pernambuco - Brasil, v. 12, n. 28, p. 1-20, 2022.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, v.7, 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

GROSSI, M. G. R. Usar tecnologias digitais nas aulas remotas durante a pandemia da COVID-19? Sim, mas quais e como usar?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–12, 2021.

GROSSI, M. G. R.; MINODA, D. S.; FONSECA, R.G.P. Impacto da pandemia do covid-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria e prática da educação, v. 23, n. 3, p. 150-170, 2020.

GROSSI, M. G. R.; MINODA, D. S.; FONSECA, R.G.P. Impactos da pandemia da COVID-19 na Educação: com a palavra os professores. Revista Thema, v. 21, n. 22, p. 586 - 601, 2022.

GROSSI, M. G. R.; VITAL, F.H. As pesquisas brasileiras e as competências necessárias à prática pedagógica de professores que atuam na EaD. RBAAD - Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 21, n. 1, p. 1-23, 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 31 jul. 2022.

JARDILINO, J.R.L.; SAMPAIO, A.M.M. condições educacionais e exclusão digital na pandemia-2020-2021: o caso da educação pública na região dos inconfidentes - MG.

ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v.24, n.1, p. 91-112, jan./abr. 2022.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MATTAR, João. Educação a Distância e blended learning: metodologias de pesquisa em educação pós-pandemia. In: GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. Práticas pedagógicas na EAD e no Ensino Remoto: novos caminhos de Ensino e Aprendizagem. Goiânia: Alta Performance, 2022. p. 139-152.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integradora. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MORAN, J. M. Novos caminhos do ensino a distância. CEAD – Centro de Educação a Distância. Rio de Janeiro: SENAI, 2002.

PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S.M.M.S.; OLIVEIRA, P. D. de. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 193-204, set./dez. 2020.

QUEEN, D.; HARDING, K. Burnout da pandemia social: um legado COVID. In: Interantional Wound Journal, v. 17, 4. ed., jul. 2020, p. 873-874. Disponível em: https://doi.org/10.1111/iwj.13441. Acesso em: 21 set. 2022.

SANTOS, S. A. MOOCS para formação continuada de professores em competências digitais. Revista EDaPECI, São Cristóvão (SE), v.22. n. 1, p. 41-54, jan./abr. 2022.

SANTOS, Roberto Vatan. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, São Paulo, ano XI, n. 40, p. 19-31, jan/fev/mar, 2005. Disponível em: http://funab.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/Santos-2005.-Abordagens-do-processo-de-ensino-e-aprendizagem.pdf. Acesso em:12 ago. 2022.

SANTOS, M. Aprender a estudar. Lisboa: Lisboa Editora, 2005.

SANTOS, J. J. dos; SANTO, E. do E. S.; SOUZA, N. S. Educação no Contexto da Pandemia: Percepções Críticas da Coordenação Pedagógica. EaD Em Foco, v. 12, n. 3, p. 1-16 , 2022.

SILVA, J. L.T. da; FREITAS, V. G. G. Educação remota em período do coronavírus (covid-19): um estudo de caso do engajamento no curso superior. Revista Paidéi@, UNIMES

VIRTUAL, v. 14, n. 25, p. 122- 136, Jan. 2022.

SOARES, R. de A.; SILVA, G.A. Regulamentos da EaD no Brasil e o Impacto da Portaria

Nº 343/2020 no Ensino Superior. EaD em Foco, v. 10, n.3, e1043, 2020.

SWIFT, Rebecca. COVID-19: evolução da linguagem visual. 2020. Disponível em: https://creativeinsights.gettyimages.com/pt/repicture/cliche/covid-19-evolucao-da-linguagem-visual. Acesso em: 10 mai. 2022.

WELBER, D.J.; ALAVES, E.J. (Re)pensando a Formação Docente: o que o Ensino Remoto

Emergencial Diz sobre a Formação do professor? EaD em Foco, v. 12, n. 1, e1632, 2022.

WORLD BANK. Políticas educacionais na pandemia da covid-19: o que o Brasil pode aprender com o resto do mundo? 2020. Disponível em: http://pubdocs.worldbank.org/en/413781585870205922/pdf/POLITICAS-EDUCACIONAIS-NA-PANDEMIA-DA-COVID-19-O-QUE-O-BRASIL-PODE-APRENDER-COM-O-RESTO-DO-MUNDO.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.

Publicado

2023-07-10

Cómo citar

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; GIFFONI, Iomaraa Albuquerque; LOPES, Mariana Prado. EaD: um olhar sobre as tendências após a pandemia. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23190, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23190. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23190. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos