Pressupostos teóricos e metodológicos da docência: as concepções de professoras de pré-escola do município de Santa Rosa/RS
DOI:
https://doi.org/10.5585/45.2023.23877Palavras-chave:
Pressupostos teóricos e metodológicos, Narrativas, Pré-escola.Resumo
Este artigo resulta de pesquisa desenvolvida em curso de Mestrado em Educação e investigou os pressupostos teóricos e metodológicos presentes nas narrativas sobre o trabalho pedagógico de professoras que atuam em turmas de pré-escola da educação infantil. Assume-se que o conhecimento sistemático dos pressupostos teóricos e metodológicos é requisito para o trabalho docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, apoiou-se em uma perspectiva hermenêutica, envolvendo pesquisa de campo. A técnica utilizada para a produção de dados foi a entrevista semiestruturada, com oito (8) professoras atuantes em turmas de pré-escola da educação infantil na rede municipal de ensino do município de Santa Rosa/RS. O estudo concluiu que há diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que sustentam as narrativas das professoras investigadas, revelando a necessidade de aprofundamento acerca da especificidade do campo da educação infantil ainda sob forte influência do campo do ensino fundamental.
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 19 jan. 2020.
BRASIL. Resolução nº 510/2016. Conselho Nacional de Saúde. Determina as diretrizes éticas específicas para as ciências humanas e sociais. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.
CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Ed. revisada e ampliada. São Paulo: Cortez, 2013.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia Vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.
FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico na Escola: do que se fala? Revista Educação e realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 591-608, abr./jun, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623664319. Acesso em: 15 nov. 2018.
GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores de educação infantil. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
INFANTINO, Agnese. A pedagogia da infância e o sistema integrado zero a seis: quais desafios. In: INFANTINO, Agnese (Org.). As crianças também aprendem: o papel educativo das pessoas adultas na educação infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
MATUI, Jiron. Construtivismo: Teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 1995.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 2009.
NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antonio (Org.) Vida de professores. Portugal: Editora Porto, 1992.
PAVIANI, Jayme. Epistemologia prática: ensino e conhecimento científico. 2.ed. Caxias do Sul: Educs, 2013.
PINO, Angel. As marcas do humano. São Paulo: Cortez, 2005.
RODRIGUES, Marli de Fátima, KUENZER, Acácia Zeneida. As diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia: uma expressão da epistemologia da prática. Olhar de Professor. vol. 10, n. 1, p. 35-62, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=68410103. Acesso em: 20 out. 2018.
STEIN, Ernildo. Aspectos filosóficos e sócio-antropológicos do construtivismo pós-piagetiano – II. In: GROSSI, Esther Pillar; BORDIN, Jussara (Orgs.). Construtivismo Pós-Piagetiano. Petrópolis: Vozes, 2009.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.