Pressupostos teóricos e metodológicos da docência: as concepções de professoras de pré-escola do município de Santa Rosa/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23877

Palavras-chave:

Pressupostos teóricos e metodológicos, Narrativas, Pré-escola.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa desenvolvida em curso de Mestrado em Educação e investigou os pressupostos teóricos e metodológicos presentes nas narrativas sobre o trabalho pedagógico de professoras que atuam em turmas de pré-escola da educação infantil. Assume-se que o conhecimento sistemático dos pressupostos teóricos e metodológicos é requisito para o trabalho docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, apoiou-se em uma perspectiva hermenêutica, envolvendo pesquisa de campo. A técnica utilizada para a produção de dados foi a entrevista semiestruturada, com oito (8) professoras atuantes em turmas de pré-escola da educação infantil na rede municipal de ensino do município de Santa Rosa/RS. O estudo concluiu que há diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que sustentam as narrativas das professoras investigadas, revelando a necessidade de aprofundamento acerca da especificidade do campo da educação infantil ainda sob forte influência do campo do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Janaína Raquel Cogo, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM / Santa Maria, RS

Doutoranda em Educação

 

Martin Kuhn, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ / Chapecó, SC

Doutor em Educação nas Ciências

 

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 19 jan. 2020.

BRASIL. Resolução nº 510/2016. Conselho Nacional de Saúde. Determina as diretrizes éticas específicas para as ciências humanas e sociais. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Ed. revisada e ampliada. São Paulo: Cortez, 2013.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia Vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico na Escola: do que se fala? Revista Educação e realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 591-608, abr./jun, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623664319. Acesso em: 15 nov. 2018.

GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores de educação infantil. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

INFANTINO, Agnese. A pedagogia da infância e o sistema integrado zero a seis: quais desafios. In: INFANTINO, Agnese (Org.). As crianças também aprendem: o papel educativo das pessoas adultas na educação infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

MATUI, Jiron. Construtivismo: Teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 1995.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 2009.

NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antonio (Org.) Vida de professores. Portugal: Editora Porto, 1992.

PAVIANI, Jayme. Epistemologia prática: ensino e conhecimento científico. 2.ed. Caxias do Sul: Educs, 2013.

PINO, Angel. As marcas do humano. São Paulo: Cortez, 2005.

RODRIGUES, Marli de Fátima, KUENZER, Acácia Zeneida. As diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia: uma expressão da epistemologia da prática. Olhar de Professor. vol. 10, n. 1, p. 35-62, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=68410103. Acesso em: 20 out. 2018.

STEIN, Ernildo. Aspectos filosóficos e sócio-antropológicos do construtivismo pós-piagetiano – II. In: GROSSI, Esther Pillar; BORDIN, Jussara (Orgs.). Construtivismo Pós-Piagetiano. Petrópolis: Vozes, 2009.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

COGO, Janaína Raquel; KUHN, Martin. Pressupostos teóricos e metodológicos da docência: as concepções de professoras de pré-escola do município de Santa Rosa/RS. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23877, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23877. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23877. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Secção

Artigos