Tecnología inmersiva e inteligencia artificial para la mejora de la atención a la diversidad, la equidad e inclusión del alumnado

Estudio de caso con realidad aumentada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/47.2023.25204

Palavras-chave:

Palavras chave: patrimônio; inclusão; inovação; realidade aumentada; inteligência artificial., Keywords: equity; inclusion; innovation; augmented reality; artificial intelligence., Palabras Clave: equidad; inclusión; innovación; realidad aumentada; inteligencia artificial.

Resumo

Os últimos relatórios publicados no domínio da educação por organizações internacionais sugerem que a utilização inadequada de recursos tecnológicos para fins educativos pode gerar uma exclusão digital entre grupos de estudantes. Este estudo, baseado em fontes primárias de informação, fornece evidências empíricas através da análise quantitativa de dados, o que apoia a hipótese baseada no fato de que a localização geográfica dos centros educacionais tem um impacto significativo em fatores como o grau de aceitação da tecnologia e outros possíveis fatores. Estes resultados contribuem para a compreensão de como uma utilização adequada de recursos educativos baseados na tecnologia imersiva de Realidade Aumentada e outras tecnologias como a Inteligência Artificial, pode favorecer o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem inovadores que estimulem a eliminação de lacunas digitais, melhorando os processos de aprendizagem. atenção à diversidade, equidade e inclusão dos alunos.

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Biografia do Autor

Santiago Delgado Rodríguez, Universidad Nebrija

Doutor em Ciências da Educação

 

Rebeca García-Fandiño, Universidade Santiago de Compostela – USC

Doutor em Química

 

Silvia Carrascal-Domínguez, Universidade San Jorge – USJ

Doutor em Belas Artes

 

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Publicado

28.12.2023

Como Citar

DELGADO RODRÍGUEZ, Santiago; GARCÍA-FANDIÑO, Rebeca; CARRASCAL-DOMÍNGUEZ, Silvia. Tecnología inmersiva e inteligencia artificial para la mejora de la atención a la diversidad, la equidad e inclusión del alumnado: Estudio de caso con realidad aumentada. Dialogia, [S. l.], n. 47, p. e25204, 2023. DOI: 10.5585/47.2023.25204. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25204. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

IE Conference 2023 - Ed. Esp. n. 47 “Inovação, Internacionalização e Inclusão”