Samba, Ciência e outras formas de criar mundos
DOI:
https://doi.org/10.5585/49.2024.26861Palavras-chave:
ciência, bem viver, ficção, sambaResumo
Esse artigo tem por objetivo discutir quais mundos a Ciência (letra maiúscula) e formação docente universitária têm construído; e também quais mundos as outras ciências (letra minúscula) e, logo, outras formações na universidade, têm inventado; e quais os possíveis podemos criar, na perspectiva do Bem Viver. Para isso, partimos a) do desfile “História para Ninar Gente Grande” da escola de samba Estação Primeira da Mangueira, b) de uma palestra na Universidade Federal do Oeste da Bahia e c) de relatos (auto)biográficos na intenção é estabelecer uma relação com a formação universitária e a Ciência enquanto narrativas com força de criação e forma de ficção. Metodologicamente, o texto entrelaça esses três elementos narrativos e, mais que discutir a (auto)biografia ou samba, opera com eles. O resultado é um entendimento de como as narrativas constroem mundos seja em sambódromos, seja em universidades.
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