A disciplina de Sociologia no contexto da proposta curricular paulista
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.3740Palavras-chave:
Proposta curricular paulista, sociologia, estranhamento, desumanização, currículo.Resumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que se encontra em fase de conclusão. Tendo como referência os documentos que apresentam o currículo oficial paulista seu objetivo é o de analisar qual a concepção de mundo do trabalho é apresentada aos estudantes do ensino médio e como esta concepção se manifesta na disciplina de sociologia. Tendo como elementos norteadores as categorias de estranhamento e desumanização, mostra como a proposta curricular mais do que propiciar condições para a formação crítica, dificulta essa formação à medida em que a análise que faz abstrai e naturaliza os processos sociais.Downloads
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Publicado
12.12.2012
Como Citar
CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de; DA SILVA, José Humberto. A disciplina de Sociologia no contexto da proposta curricular paulista. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 63–75, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.3740. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3740. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos