O coordenador pedagógico e as relações interpessoais no contexto escolar: entre percepções e ações

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Regina Hoepers Waterkemper CEJA - Braço do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.4014

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Relações interpessoais, Escola

Resumo

Este artigo tem o objetivo de enfatizar o papel do coordenador pedagógico na função de mediador frente as relações interpessoais e aos conflitos enfrentados no ambiente escolar, apontando as direções que este profissional poderá seguir para estimular o trabalho coletivo com todos os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, por meio da aplicação de questionários em unidades de ensino, incluindo a participação de professores e gestores. A partir disso, os resultados reforçaram a importância da atuação do coordenador pedagógico, o qual como mediador contribui para melhoria das relações interpessoais e auxilia na resolução de conflitos no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Pedagoga e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sandra Regina Hoepers Waterkemper, CEJA - Braço do Norte

Especialista em Coordenação Pedagógica e Fundamentos da Educação, coordenadora pedagógica do CEJA em Braço do Norte, Santa Catarina.

Downloads

Publicado

27.09.2013

Como Citar

RAMOS, Daniela Karine; HOEPERS WATERKEMPER, Sandra Regina. O coordenador pedagógico e as relações interpessoais no contexto escolar: entre percepções e ações. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 159–171, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.4014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4014. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos