Sociedade versus diversidade sexual na escola: a construção da cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.897Palavras-chave:
Cidadania. Diversidade. Homossexualidade. Integridade. Tolerância.Resumo
Intenta-se, neste trabalho, discutir a construção da tolerância, tendo como pilares as idéias de integridade, para assegurar a realização pessoal, e de autoridade, como uma das funções da escola que garante o caminho à cidadania. Nesse aspecto, a discussão da diversidade sexual torna-se essencial, principalmente, a partir do instante em que se nota, na sociedade, a ocorrência de mudanças tanto de comportamento quanto de valores, o que leva as pessoas a agir de forma politicamente correta e com uma postura cidadã nas relações interpessoais. Nesse contexto, este estudo utiliza, como base para analisar essas mudanças, o livro King & King, de Linda de Haan e Ster Nijland, lançado nos Estados Unidos com grande repercussão, por tratar da união homossexual, e que causou uma série de protestos dos pais contra a escola que resolveu adotar essa obra em sua grade curricular. Pretendese, ainda, estender a análise à realidade brasileira.Downloads
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Publicado
02.04.2008
Como Citar
MATEOS, João Henrique de Nogueira. Sociedade versus diversidade sexual na escola: a construção da cidadania. Dialogia, [S. l.], v. 5, p. 153–160, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v5i0.897. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/897. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos