Dossiê n. 50 Edição Especial - set./dez. 2024

A-EMENTA

A edição especial de n. 50 da Revista Dialogia tem como foco temático EDUCAÇÃO STEAM: FORMAÇÃO, PERCEPÇÕES E PRÁTICAS SOB OLHARES DE BRASIL E PORTUGAL, abordará uma ação resultante da parceria entre a Universidade Aberta - Portugal (Unidade de Missão dos Centros Locais de Aprendizagem de Coruche e de Montijo) e o GRUPETEC (Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital) vinculado ao CNPq e Universidade Nove de Julho/São Paulo/Brasil, especificamente, pretende-se contemplar temáticas derivadas do evento intitulado TRILHAS FORMATIVAS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO STEAM, promovido no dia 10 de abril de 2024.

O evento contou com participantes de Portugal, Angola, Moçambique e Brasil. Como palestrantes houve a colaboração de três pesquisadoras da Universidade Aberta e de cinco pesquisadores brasileiros, cujas falas versaram sobre temáticas relacionadas à Educação STEAM e alguns de seus desmembramentos, como por exemplo a introdução de projetos STEAM na escola e sala de aula, a formação inicial e continuada de professores e internacionalização pedagógica. A partir desse contexto, este Dossiê terá como objetivo agregar artigos que retratem suas contribuições para o desenvolvimento de novos conhecimentos, competências tecnológicas e sua aplicabilidade, bem como trará as percepções dos participantes, a respeito do evento, entre outros aspectos.

Editoras

Adriana Aparecida de Lima Terçariol (PROGEPE/PPGE -UNINOVE)

Patrícia Ap. Bioto (PROGEPE/UNINOVE)

Organizadores Convidados

Daniela Melaré Vieira Barros (Professora Auxiliar/DEED - Departamento de Ensino e Educação a Distância - UAb-PT)

Lara Caeiro (Coordenadora do CLA do Montijo da Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT)

João Barnabé (Coordenador do CLA de Coruche da Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT)

B- NORMAS

Os textos base e/ou oriundos das palestras proferidas no evento TRILHAS FORMATIVAS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO STEAM, devem ser submetidos primeiramente para o contato da Comissão organizadora do evento, e-mail:  atercariol@gmail.com e adrianalima@uni9.pro.br . Após avaliação da Comissão quanto a qualidade, pertinência e atenção às diretrizes da revista, os artigos completos poderão ser submetidos pelo site da Revista Dialogia: Submissões, seção n. 50 - EDUCAÇÃO STEAM 2024.

O autor que efetuar a submissão, por gentileza, adicionar no campo “Comentários para o Editor” a seguinte informação: Artigo originário do evento TRILHAS FORMATIVAS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO STEAM.

O número especial será composto por no máximo 10 artigos completos. Prazo para submissão: até 15 de setembro de 2024.

Diretrizes para autores: todos os manuscritos propostos devem seguir adequadamente os critérios e orientações para a submissão à revista Dialogia:  Clique aqui: Diretrizes para autores

Formato de texto: ABNT e Diretrizes de Publicação da Dialogia - ver Diretrizes para Autores.

Revisão gramatical, ortográfica e normativa ABNT deverá ser de responsabilidade dos autores, que deverão submeter o artigo revisado, juntamente com uma declaração assinada pelo técnico revisor.

Autores: Serão aceitos até três autores em cada artigo. Os textos devem ser originais e contribuir para qualquer área do conhecimento.

Autor responsável pela submissão obrigatório realizar o cadastro na revista: https://periodicos.uninove.br/dialogia/user/register

  1. Para os demais autores não tem obrigatoriedade de cadastro, mas não receberão notificação de publicação.
  2. Dados autores: autor que realiza a submissão deve incluir todos os autores do artigo (nome completo, ORCID, lattes, IES, pais, cidade, e-mail. Qualquer dado errado implica em erro no DOI.

Os manuscritos podem ser submetidos em cinco línguas oficiais: inglês, espanhol, francês, italiano e português.