Dialogia é uma publicação científica, periodicidade fluxo continuo, do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Propõe-se a debater e divulgar os temas relativos a práticas educacionais e ao pensamento pedagógico, especialmente os que resultam de pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, nacionais e estrangeiros. A Revista publica textos que contemplam aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Os seus destinatários são, prioritariamente, professores, pesquisadores, estudantes e todo o público que, direta ou indiretamente, mantêm interesse nas questões educacionais.
Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.
As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.
- Para submeter artigos, clique aqui
- Para acessar os números anteriores, clique aqui
Dialogia está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados, nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica, sendo permitida a publicação integral de cada edição.
Notícias
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada Dossiê - n. 45, maio/ago. 2023 |
|
Dossiê “Cidade Educadora: princípios e oportunidades” Submissões: até 15 de maio 2023 – clique aqui. SUBMISSÕES ENCERRADAS Formato dos textos: ABNT e Normas de Publicação de Dialogia – acesse em Diretrizes para Autores. Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol. |
|
Publicado: 2023-05-24 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 43 jan./abr. 2023 |
|
Dossiê “Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores” Revista Dialogia n. 43 (jan./abr. 2023) Submissões: até 20 de fevereiro 2023 – clique aqui. SUBMISSÕES ENCERRADAS! |
|
Publicado: 2023-02-28 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 42 set./dez. 2022 |
|
Dossiê “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos” Revista Dialogia n. 42 (set./dez. 2022) Submissões: até 30 de outubro 2022 – clique aqui. SUBMISSÕES ENCERRADAS! |
|
Publicado: 2022-12-20 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 41 maio/ago. 2022 |
|
Dossiê “Gênero e sexualidade na Educação Escolar” Revista Dialogia n. 41 (maio/ago. 2022) Submissões: até 30 de junho 2022 – clique aqui. SUBMISSÕES ENCERRADAS! |
|
Publicado: 2022-07-28 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 40 jan./abr. 2022 |
|
Dossiê “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica” Revista Dialogia n. 40 (jan./abr. 2022) Submissões: até 30 de janeiro 2022 – Prorrogado para 28 fev. 2022 - Encerradas. |
|
Publicado: 2022-07-28 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 39 set./dez. 2021 |
|
Dossiê: “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos” Revista Dialogia n. 39 (set./dez. 2021) Submissões: até 15 de agosto 2021 – clique aqui SUBMISSÕES ENCERRADAS! |
|
Publicado: 2022-07-28 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 38 maio/ago. 2021 |
|
Dossiê “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais” Submissões: até 15 de julho 2021 – clique aqui. - SUBMISSÕES ENCERRADAS! |
|
Publicado: 2022-07-28 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Dossiê 37 - Modos de fazer e de pensar a História da Educação |
|
Dossiê “Modos de fazer e de pensar a História da Educação” - encerrado submissões | |
Publicado: 2022-07-28 | |
Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 36 O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia |
|
Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas as diferentes nuances e processos de adaptação/transformação da Educação Básica e Superior que, dentre outras mudanças, reestruturaram-se no ambiente online, de forma inesperada. Em certa medida, tal migração acelerou o (re)inventar de práticas pedagógicas, ressignificando antigos espaços e criando novos lugares para a aprendizagem e o ensino. Esta nova situação tem gerado inúmeros desafios à Educação, como um todo, atingindo, em especial, docentes, estudantes, gestores e familiares, ao mesmo tempo em que oportuniza um despertar para a ênfase e ampliação da educação online no país e no mundo. |
|
Publicado: 2020-06-15 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 35 – Educação como Direito Humano e Social |
|
Dialogia n. 35 (maio /ago. 2019) Submissões até: 31 de março de 2020 Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “Educação como Direito Humano e Social” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas os direitos humanos e sociais que dizem respeito às crianças pequenas, aos jovens, adultos, à velhice e ao envelhecimento, cujos enfoques assumam na pesquisa em educação, múltiplas perspectivas de abordagem. Espera-se que os textos ofereçam subsídios para a ressignificação e continuidade da luta pelos Direitos Humanos, particularmente o da Educação, buscando nuances históricas e sociais, de forma a contemplar a diversidade contemporânea, englobando reflexões, dentre outras, voltadas ao recorte geracional, cultural e étnico. |
|
Publicado: 2019-12-26 | |
Outras notícias... |
n. 44 (2023): Número especial: Educação híbrida – desafios e vitórias
Revista Dialogia, em parceria com Congresso Internacional de Educação e Tecnologias - CIET, realizado em 2022 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), selecionou doze artigos para publicação em 2023, como numero especial: "Educação híbrida – desafios e vitórias"
Sumário
Editorial
Braian Garrito Veloso, Camila Dias de Oliveira Sestito, Cícera Aparecida Lima Malheiro, Claudinei Zagui Pareschi, Daniel Mill, Kátia Gardênia Henrique da Rocha, Luciane Penteado Chaquime
|
e24294
|
Dossiê n. 44: Educação híbrida – desafios e vitórias
Braian Garrito Veloso, Daniel Mill, José António Moreira
|
e23864
|
Marcelo El Khouri Buzato
|
e23906
|
Daniele da Rocha Schneider, Rosiele Oliveira da Encarnação, Raiane da Rosa Dutra, Liziany Müller
|
e23932
|
Marta Fernandes Garcia, Cássio Ricardo Fares Riedo
|
e23957
|
Constantino Dias da Cruz Neto, Vanessa Battestin, Miguel Fabrício Zamberlan, Marcio Daniel Santos Damascendo, Filipe Andrade La Gatta
|
e24000
|
Rosana Abutakka Abutakka Vasconcelos dos Anjos, Katia Morosov Alonso
|
e24016
|
Camila Dias de Oliveira Sestito, Thiago Giroto Milani
|
e24030
|
Jéssica Janaina Lima, Luciane Penteado Chaquime
|
e24032
|
Alex Garcia Smith Angelo, Vanessa Dias Moretti
|
e24036
|
Cícera Aparecida Lima Malheiro, Valéria Sperduti Lima, Leandro Key Higuchi Yanaze, Marcio Hollosi
|
e24037
|
Jordi Quintana Albalat
|
e24038
|
Giovanna Gomes Cure, Danielle Bueno Bueno, Flávia Verônica Silva Jacques, Cristiane Gularte Quintana
|
e24048
|