Dialogia

Dialogia é uma publicação científica, periodicidade fluxo continuo, do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Propõe-se  a debater e divulgar os temas relativos a práticas educacionais e ao pensamento pedagógico, especialmente os que resultam de pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, nacionais e estrangeiros. A Revista publica textos que contemplam aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Os seus destinatários são, prioritariamente, professores, pesquisadores, estudantes e todo o público que, direta ou indiretamente, mantêm interesse nas questões educacionais.


Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

Dialogia está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados, nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica, sendo permitida a publicação integral de cada edição.

 

Afiliada
  • ABEC

Membro

Bases indexadoras

Certificação Qualis

Notícias

 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada Dossiê - n. 45, maio/ago. 2023

 

Dossiê “Cidade Educadora: princípios e oportunidades”

Submissões: até 15 de maio 2023 – clique aquiSUBMISSÕES ENCERRADAS

Formato dos textos: ABNT e Normas de Publicação de Dialogia – acesse em Diretrizes para Autores.

Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol.


 
Publicado: 2023-05-24 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 43 jan./abr. 2023

 

Dossiê “Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

 Revista Dialogia n. 43 (jan./abr. 2023)

Submissões: até 20 de fevereiro 2023 – clique aquiSUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2023-02-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 42 set./dez. 2022

 

Dossiê “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos

 Revista Dialogia n. 42 (set./dez. 2022)

Submissões: até 30 de outubro 2022 – clique aquiSUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-12-20 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 41 maio/ago. 2022

 

Dossiê “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”

Revista Dialogia n. 41 (maio/ago. 2022)

Submissões: até 30 de junho 2022 – clique aquiSUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 40 jan./abr. 2022

 

Dossiê “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”

Revista Dialogia n. 40 (jan./abr. 2022)

Submissões: até 30 de janeiro 2022 – Prorrogado para 28 fev. 2022 - Encerradas.

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 39 set./dez. 2021

 

Dossiê: “Retratos de Escolas:  estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”

Revista Dialogia n. 39 (set./dez. 2021)

Submissões: até 15 de agosto 2021 – clique aqui SUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 38 maio/ago. 2021

 

Dossiê “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”

Submissões: até 15 de julho 2021 – clique aqui. - SUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Dossiê 37 - Modos de fazer e de pensar a História da Educação

 
Dossiê “Modos de fazer e de pensar a História da Educação” - encerrado submissões  
Publicado: 2022-07-28
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 36 O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia

 

Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas as diferentes nuances e processos de adaptação/transformação da Educação Básica e Superior que, dentre outras mudanças, reestruturaram-se no ambiente online, de forma inesperada. Em certa medida, tal migração acelerou o (re)inventar de práticas pedagógicas, ressignificando antigos espaços e criando novos lugares para a aprendizagem e o ensino. Esta nova situação tem gerado inúmeros desafios à Educação, como um todo, atingindo, em especial, docentes, estudantes, gestores e familiares, ao mesmo tempo em que oportuniza um despertar para a ênfase e ampliação da educação online no país e no mundo.

 
Publicado: 2020-06-15 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 35 – Educação como Direito Humano e Social

 

Dialogia n. 35 (maio /ago. 2019)

Submissões até: 31 de março de 2020
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “Educação como Direito Humano e Social” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas os direitos humanos e sociais que dizem respeito às crianças pequenas, aos jovens, adultos, à velhice e ao envelhecimento, cujos enfoques assumam na pesquisa em educação, múltiplas perspectivas de abordagem. Espera-se que os textos ofereçam subsídios para a ressignificação e continuidade da luta pelos Direitos Humanos, particularmente o da Educação, buscando nuances históricas e sociais, de forma a contemplar a diversidade contemporânea, englobando reflexões, dentre outras, voltadas ao recorte geracional, cultural e étnico.

 
Publicado: 2019-12-26
 
Outras notícias...

n. 44 (2023): Número especial: Educação híbrida – desafios e vitórias

Revista Dialogia, em parceria com Congresso Internacional de Educação e Tecnologias - CIET, realizado em 2022 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), selecionou doze artigos para publicação em 2023, como numero especial: "Educação híbrida – desafios e vitórias"

Sumário

Editorial

Braian Garrito Veloso, Camila Dias de Oliveira Sestito, Cícera Aparecida Lima Malheiro, Claudinei Zagui Pareschi, Daniel Mill, Kátia Gardênia Henrique da Rocha, Luciane Penteado Chaquime
PDF
e24294

Dossiê n. 44: Educação híbrida – desafios e vitórias

Braian Garrito Veloso, Daniel Mill, José António Moreira
PDF
e23864
Marcelo El Khouri Buzato
PDF
e23906
Daniele da Rocha Schneider, Rosiele Oliveira da Encarnação, Raiane da Rosa Dutra, Liziany Müller
PDF
e23932
Marta Fernandes Garcia, Cássio Ricardo Fares Riedo
PDF
e23957
Constantino Dias da Cruz Neto, Vanessa Battestin, Miguel Fabrício Zamberlan, Marcio Daniel Santos Damascendo, Filipe Andrade La Gatta
PDF
e24000
Rosana Abutakka Abutakka Vasconcelos dos Anjos, Katia Morosov Alonso
PDF
e24016
Camila Dias de Oliveira Sestito, Thiago Giroto Milani
PDF
e24030
Jéssica Janaina Lima, Luciane Penteado Chaquime
PDF
e24032
Alex Garcia Smith Angelo, Vanessa Dias Moretti
PDF
e24036
Cícera Aparecida Lima Malheiro, Valéria Sperduti Lima, Leandro Key Higuchi Yanaze, Marcio Hollosi
PDF
e24037
Jordi Quintana Albalat
e24038
Giovanna Gomes Cure, Danielle Bueno Bueno, Flávia Verônica Silva Jacques, Cristiane Gularte Quintana
PDF
e24048