Dialogia é uma publicação científica, periodicidade fluxo continuo, do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Propõe-se a debater e divulgar os temas relativos a práticas educacionais e ao pensamento pedagógico, especialmente os que resultam de pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, nacionais e estrangeiros. A Revista publica textos que contemplam aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Os seus destinatários são, prioritariamente, professores, pesquisadores, estudantes e todo o público que, direta ou indiretamente, mantêm interesse nas questões educacionais.
Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.
As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.
- Para submeter artigos, clique aqui
- Para acessar os números anteriores, clique aqui
Dialogia está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados, nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica, sendo permitida a publicação integral de cada edição.
Notícias
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 41 maio/ago. 2022 |
|
Dossiê “Gênero e sexualidade na Educação Escolar” Revista Dialogia n. 41 (maio/ago. 2022) Submissões: até 30 de junho 2022 – clique aqui. SUBMISSÕES ENCERRADAS! |
|
Publicado: 2022-07-28 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 40 jan./abr. 2022 |
|
Dossiê “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica” Revista Dialogia n. 40 (jan./abr. 2022) Submissões: até 30 de janeiro 2022 – Prorrogado para 28 fev. 2022 - Encerradas. |
|
Publicado: 2022-07-28 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 39 set./dez. 2021 |
|
Dossiê: “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos” Revista Dialogia n. 39 (set./dez. 2021) Submissões: até 15 de agosto 2021 – clique aqui SUBMISSÕES ENCERRADAS! |
|
Publicado: 2022-07-28 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 38 maio/ago. 2021 |
|
Dossiê “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais” Submissões: até 15 de julho 2021 – clique aqui. - SUBMISSÕES ENCERRADAS! |
|
Publicado: 2022-07-28 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: Dossiê 37 - Modos de fazer e de pensar a História da Educação |
|
Dossiê “Modos de fazer e de pensar a História da Educação” - encerrado submissões | |
Publicado: 2022-07-28 | |
Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 36 O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia |
|
Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas as diferentes nuances e processos de adaptação/transformação da Educação Básica e Superior que, dentre outras mudanças, reestruturaram-se no ambiente online, de forma inesperada. Em certa medida, tal migração acelerou o (re)inventar de práticas pedagógicas, ressignificando antigos espaços e criando novos lugares para a aprendizagem e o ensino. Esta nova situação tem gerado inúmeros desafios à Educação, como um todo, atingindo, em especial, docentes, estudantes, gestores e familiares, ao mesmo tempo em que oportuniza um despertar para a ênfase e ampliação da educação online no país e no mundo. |
|
Publicado: 2020-06-15 | Mais... |
Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 35 – Educação como Direito Humano e Social |
|
Dialogia n. 35 (maio /ago. 2019) Submissões até: 31 de março de 2020 Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “Educação como Direito Humano e Social” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas os direitos humanos e sociais que dizem respeito às crianças pequenas, aos jovens, adultos, à velhice e ao envelhecimento, cujos enfoques assumam na pesquisa em educação, múltiplas perspectivas de abordagem. Espera-se que os textos ofereçam subsídios para a ressignificação e continuidade da luta pelos Direitos Humanos, particularmente o da Educação, buscando nuances históricas e sociais, de forma a contemplar a diversidade contemporânea, englobando reflexões, dentre outras, voltadas ao recorte geracional, cultural e étnico. |
|
Publicado: 2019-12-26 | |
Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 34 – Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos |
|
Dialogia n. 34 (jan./abr. 2020) Submissões até: 29 de fevereiro de 2020 Para a publicação do número 34 da Revista Dialogia, o Dossiê “Pedagogia em Diferentes Espaços Educativos” abre oportunidade para trabalhos inéditos decorrentes de pesquisas e experiências desencadeadas em diferentes espaços educacionais que evidenciam concepções, princípios, encaminhamentos metodológicos, avanços, desafios, entre outros aspectos. Isto é, pesquisas que discutam as possibilidades pedagógicas para diferentes contextos e sujeitos, reconhecendo suas especificidades, como, por exemplo: pedagogias em sistemas prisionais, no campo, hospitalar, alfabetização de adultos, pedagogia para idosos, ONGs, associações, etc., que permitam reflexões entre Educação e práxis social. |
|
Publicado: 2019-12-26 | |
Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 33 – A Coordenação Pedagógica na Escola |
|
Dialogia n. 33 (set./dez. 2019) Submissões até: até 30 de abril 2019 A Coordenação Pedagógica faz parte de uma equipe gestora, cujo compromisso coletivo expressa-se, em linhas gerais, pela busca por processos e resultados educacionais, cada vez mais significativos, seja no âmbito quantitativo, seja no âmbito qualitativo da Educação. Do coordenador pedagógico, espera-se que seu olhar e sua atuação estendam-se de uma perspectiva micro da sala de aula, para uma perspectiva macro da escola e do sistema educacional. Para a publicação do número 33 da Revista Dialogia, este Dossiê apresenta como principal finalidade oportunizar o diálogo sobre esta temática, A Coordenação Pedagógica na Escola, função ainda em processo de construção identitária. Editoras: |
|
Publicado: 2019-03-01 | |
Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 31 – Educação Infantil: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas. |
|
Dialogia faz saber que está aberta a chamada pública para o dossiê temático da edição n. 31, jan./abr. 2019. Chamada de Dossiê Temático: Educação Infantil: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas. Submissões: até 31 de janeiro de 2019 Ana Haddad e Márcia Fusaro, Editoras |
|
Publicado: 2018-10-05 | |
Outras notícias... |
n. 41 (2022): Fluxo contínuo
Dossiê Gênero e sexualidade na Educação Escolar
n. 41, maio/ago. 2022
Sumário
Entrevista
Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Adriana Aparecida de Lima Terçariol
|
e22326
|
Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”
Dayana Brunetto Carlin dos Santos, Karina Veiga Mottin, Amanda da Silva
|
e22300
|
Matheus Estevão Ferreira da Silva, Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Alessandra de Morais
|
e22463
|
Artigos
Austrogésio Rocha Pinto, Ana Paula Cunha Pereira, Carlos Alberto Sanches Pereira
|
e19864
|
Solange Padilha Oliveira Guimarães, Maria de Lourdes Gaspar Tavares
|
e20322
|
Glauce Barros Santos Sousa Araujo, Eniz Conceição Oliveira
|
e20482
|
Henrique Rosario Carvalho Esteves, Agnaldo Keiti Higuchi, Raquel Cristina Lucas Mota
|
e20824
|
Zizi Trevizan, Gisele Silva Araújo
|
e20989
|
Eunice Maria Figueira Cajango, Elielson Ribeiro de Sales
|
e21143
|
Leonardo de Souza Cimino, Everthon Valadão dos Santos, Lílian Amaral de Carvalho
|
e20206
|
Silva Sell Duarte Pillotto, Jaqueline Almeida Camargo, Allan Henrique Gomes
|
e21215
|
Elvson Arlindo da Silva, Gauquilane Júlia da Silva, Givanildo da Silva
|
e21116
|
Rita Melissa Lepre, Jamile de Oliveira
|
e21333
|
Sueli Gomes Moreira, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Ana Priscila Ramos Miranda
|
e19925
|
Grazielle de Souza Brandão, Juliana Brandão Machado
|
e20913
|
Fernando Barcellos Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck
|
e21598
|
Rodrigo Chechi Marineli, Márcia Lopes Reis
|
e21460
|
Ana Patrícia Henzel Richter, Elisabete Cerutti
|
e21737
|
Jorge Samuel de Sousa Teixeira, Erica de Paula Sousa, Francisca Denise Silva Vasconcelos
|
e20892
|
Ludmila Alves Dias, Adenilson Souza Cunha Júnior
|
e21488
|
Mario Minoru Kitazawa, Paulo Roberto Prado Constantino
|
e21577
|
Patricia Aparecida Bioto
|
e21761
|
Jucélia Pinto Ferreira, Ana Paula Abrahamian de Souza, Denise Maria Botelho
|
e21762
|
Concepções dos discentes sobre estágio supervisionado obrigatório na formação inicial de professores
Maria Elizabete Pereira dos Santos, Suely Alves da Silva
|
e21688
|
Fernanda Aparecida Augusto Ferrari, Rosana Cristina Miranda Dugois, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
|
e21981
|
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro
|
e21804
|
Resenhas
Ingrid Santella Evaristo, Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji
|
e22298
|