Dialogia

Dialogia é uma publicação científica, periodicidade fluxo continuo, do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Propõe-se  a debater e divulgar os temas relativos a práticas educacionais e ao pensamento pedagógico, especialmente os que resultam de pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, nacionais e estrangeiros. A Revista publica textos que contemplam aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Os seus destinatários são, prioritariamente, professores, pesquisadores, estudantes e todo o público que, direta ou indiretamente, mantêm interesse nas questões educacionais.


Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

Dialogia está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados, nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica, sendo permitida a publicação integral de cada edição.

 

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Notícias

 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 41 maio/ago. 2022

 

Dossiê “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”

Revista Dialogia n. 41 (maio/ago. 2022)

Submissões: até 30 de junho 2022 – clique aquiSUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 40 jan./abr. 2022

 

Dossiê “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”

Revista Dialogia n. 40 (jan./abr. 2022)

Submissões: até 30 de janeiro 2022 – Prorrogado para 28 fev. 2022 - Encerradas.

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 39 set./dez. 2021

 

Dossiê: “Retratos de Escolas:  estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”

Revista Dialogia n. 39 (set./dez. 2021)

Submissões: até 15 de agosto 2021 – clique aqui SUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 38 maio/ago. 2021

 

Dossiê “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”

Submissões: até 15 de julho 2021 – clique aqui. - SUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Dossiê 37 - Modos de fazer e de pensar a História da Educação

 
Dossiê “Modos de fazer e de pensar a História da Educação” - encerrado submissões  
Publicado: 2022-07-28
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 36 O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia

 

Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas as diferentes nuances e processos de adaptação/transformação da Educação Básica e Superior que, dentre outras mudanças, reestruturaram-se no ambiente online, de forma inesperada. Em certa medida, tal migração acelerou o (re)inventar de práticas pedagógicas, ressignificando antigos espaços e criando novos lugares para a aprendizagem e o ensino. Esta nova situação tem gerado inúmeros desafios à Educação, como um todo, atingindo, em especial, docentes, estudantes, gestores e familiares, ao mesmo tempo em que oportuniza um despertar para a ênfase e ampliação da educação online no país e no mundo.

 
Publicado: 2020-06-15 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 35 – Educação como Direito Humano e Social

 

Dialogia n. 35 (maio /ago. 2019)

Submissões até: 31 de março de 2020
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “Educação como Direito Humano e Social” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas os direitos humanos e sociais que dizem respeito às crianças pequenas, aos jovens, adultos, à velhice e ao envelhecimento, cujos enfoques assumam na pesquisa em educação, múltiplas perspectivas de abordagem. Espera-se que os textos ofereçam subsídios para a ressignificação e continuidade da luta pelos Direitos Humanos, particularmente o da Educação, buscando nuances históricas e sociais, de forma a contemplar a diversidade contemporânea, englobando reflexões, dentre outras, voltadas ao recorte geracional, cultural e étnico.

 
Publicado: 2019-12-26
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 34 – Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos

 

Dialogia n. 34 (jan./abr. 2020)

Submissões até: 29 de fevereiro de 2020
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Para a publicação do número 34 da Revista Dialogia, o Dossiê “Pedagogia em Diferentes Espaços Educativos” abre oportunidade para trabalhos inéditos decorrentes de pesquisas e experiências desencadeadas em diferentes espaços educacionais que evidenciam concepções, princípios, encaminhamentos metodológicos, avanços, desafios, entre outros aspectos. Isto é, pesquisas que discutam as possibilidades pedagógicas para diferentes contextos e sujeitos, reconhecendo suas especificidades, como, por exemplo: pedagogias em sistemas prisionais, no campo, hospitalar, alfabetização de adultos, pedagogia para idosos, ONGs, associações, etc., que permitam reflexões entre Educação e práxis social.

 
Publicado: 2019-12-26
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 33 – A Coordenação Pedagógica na Escola

 

Dialogia n. 33 (set./dez. 2019)

Submissões até: até 30 de abril 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

A Coordenação Pedagógica faz parte de uma equipe gestora, cujo compromisso coletivo expressa-se, em linhas gerais, pela busca por processos e resultados educacionais, cada vez mais significativos, seja no âmbito quantitativo, seja no âmbito qualitativo da Educação. Do coordenador pedagógico, espera-se que seu olhar e sua atuação estendam-se de uma perspectiva micro da sala de aula, para uma perspectiva macro da escola e do sistema educacional. Para a publicação do número 33 da Revista Dialogia, este Dossiê apresenta como principal finalidade oportunizar o diálogo sobre esta temática, A Coordenação Pedagógica na Escola, função ainda em processo de construção identitária. 
Sabe-se que o(a) coordenador(a) pedagógico(a) está inserido(a) num ambiente marcado por diversas práticas: institucionais, administrativas, direcionadas à formação docente, gestão do tempo e do espaço escolar, relacionamentos sociais e comunicação interpessoal na sala de aula e fora dela, dentre muitas outras atribuídas, oficialmente ou não, à sua função pedagógica. Com o propósito de aprofundamento temático, este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores para o envio de artigos científicos, que apresentem reflexões acerca dos aspectos teóricos e práticos relativos ao trabalho de Coordenação Pedagógica, particularmente no âmbito da Educação Básica.

Editoras: 
Rosiley Aparecida Teixeira
Adriana Aparecida de Lima Terçariol

 
Publicado: 2019-03-01
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 31 – Educação Infantil: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas.

 

Dialogia faz saber que está aberta a chamada pública para o dossiê temático da edição  n. 31, jan./abr. 2019.

Chamada de Dossiê Temático: Educação Infantil: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas.

Submissões: até 31 de janeiro de 2019

Ana Haddad e Márcia Fusaro,

Editoras

 
Publicado: 2018-10-05
 
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n. 41 (2022): Fluxo contínuo

Dossiê Gênero e sexualidade na Educação Escolar

n. 41, maio/ago. 2022

Sumário

Entrevista

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Adriana Aparecida de Lima Terçariol
PDF
e22326

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”

Dayana Brunetto Carlin dos Santos, Karina Veiga Mottin, Amanda da Silva
PDF
e22300
Matheus Estevão Ferreira da Silva, Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Alessandra de Morais
PDF
e22463

Artigos

Austrogésio Rocha Pinto, Ana Paula Cunha Pereira, Carlos Alberto Sanches Pereira
PDF
e19864
Solange Padilha Oliveira Guimarães, Maria de Lourdes Gaspar Tavares
PDF
e20322
Glauce Barros Santos Sousa Araujo, Eniz Conceição Oliveira
PDF
e20482
Henrique Rosario Carvalho Esteves, Agnaldo Keiti Higuchi, Raquel Cristina Lucas Mota
PDF
e20824
Zizi Trevizan, Gisele Silva Araújo
PDF
e20989
Eunice Maria Figueira Cajango, Elielson Ribeiro de Sales
PDF
e21143
Leonardo de Souza Cimino, Everthon Valadão dos Santos, Lílian Amaral de Carvalho
PDF
e20206
Silva Sell Duarte Pillotto, Jaqueline Almeida Camargo, Allan Henrique Gomes
PDF
e21215
Elvson Arlindo da Silva, Gauquilane Júlia da Silva, Givanildo da Silva
PDF
e21116
Rita Melissa Lepre, Jamile de Oliveira
PDF
e21333
Sueli Gomes Moreira, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Ana Priscila Ramos Miranda
PDF
e19925
Grazielle de Souza Brandão, Juliana Brandão Machado
PDF
e20913
Fernando Barcellos Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck
e21598
Rodrigo Chechi Marineli, Márcia Lopes Reis
PDF
e21460
Ana Patrícia Henzel Richter, Elisabete Cerutti
PDF
e21737
Jorge Samuel de Sousa Teixeira, Erica de Paula Sousa, Francisca Denise Silva Vasconcelos
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e20892
Ludmila Alves Dias, Adenilson Souza Cunha Júnior
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e21488
Mario Minoru Kitazawa, Paulo Roberto Prado Constantino
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e21577
Patricia Aparecida Bioto
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e21761
Jucélia Pinto Ferreira, Ana Paula Abrahamian de Souza, Denise Maria Botelho
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e21762
Maria Elizabete Pereira dos Santos, Suely Alves da Silva
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e21688
Fernanda Aparecida Augusto Ferrari, Rosana Cristina Miranda Dugois, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
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e21981
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro
PDF
e21804

Resenhas

Ingrid Santella Evaristo, Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji
PDF
e22298