Dialogia

Dialogia é uma publicação científica, periodicidade fluxo continuo, do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Propõe-se  a debater e divulgar os temas relativos a práticas educacionais e ao pensamento pedagógico, especialmente os que resultam de pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, nacionais e estrangeiros. A Revista publica textos que contemplam aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Os seus destinatários são, prioritariamente, professores, pesquisadores, estudantes e todo o público que, direta ou indiretamente, mantêm interesse nas questões educacionais.


Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

Dialogia está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados, nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica, sendo permitida a publicação integral de cada edição.

 

Afiliada
  • ABEC

Membro

Bases indexadoras

Certificação Qualis

Notícias

 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 43 jan./abr. 2023

 

Dossiê “Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

 Revista Dialogia n. 43 (jan./abr. 2023)

Submissões: até 20 de fevereiro 2023 – clique aquiSUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2023-02-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 42 set./dez. 2022

 

Dossiê “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos

 Revista Dialogia n. 42 (set./dez. 2022)

Submissões: até 30 de outubro 2022 – clique aquiSUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-12-20 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 41 maio/ago. 2022

 

Dossiê “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”

Revista Dialogia n. 41 (maio/ago. 2022)

Submissões: até 30 de junho 2022 – clique aquiSUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 40 jan./abr. 2022

 

Dossiê “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”

Revista Dialogia n. 40 (jan./abr. 2022)

Submissões: até 30 de janeiro 2022 – Prorrogado para 28 fev. 2022 - Encerradas.

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 39 set./dez. 2021

 

Dossiê: “Retratos de Escolas:  estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”

Revista Dialogia n. 39 (set./dez. 2021)

Submissões: até 15 de agosto 2021 – clique aqui SUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 38 maio/ago. 2021

 

Dossiê “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”

Submissões: até 15 de julho 2021 – clique aqui. - SUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Dossiê 37 - Modos de fazer e de pensar a História da Educação

 
Dossiê “Modos de fazer e de pensar a História da Educação” - encerrado submissões  
Publicado: 2022-07-28
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 36 O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia

 

Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas as diferentes nuances e processos de adaptação/transformação da Educação Básica e Superior que, dentre outras mudanças, reestruturaram-se no ambiente online, de forma inesperada. Em certa medida, tal migração acelerou o (re)inventar de práticas pedagógicas, ressignificando antigos espaços e criando novos lugares para a aprendizagem e o ensino. Esta nova situação tem gerado inúmeros desafios à Educação, como um todo, atingindo, em especial, docentes, estudantes, gestores e familiares, ao mesmo tempo em que oportuniza um despertar para a ênfase e ampliação da educação online no país e no mundo.

 
Publicado: 2020-06-15 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 35 – Educação como Direito Humano e Social

 

Dialogia n. 35 (maio /ago. 2019)

Submissões até: 31 de março de 2020
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “Educação como Direito Humano e Social” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas os direitos humanos e sociais que dizem respeito às crianças pequenas, aos jovens, adultos, à velhice e ao envelhecimento, cujos enfoques assumam na pesquisa em educação, múltiplas perspectivas de abordagem. Espera-se que os textos ofereçam subsídios para a ressignificação e continuidade da luta pelos Direitos Humanos, particularmente o da Educação, buscando nuances históricas e sociais, de forma a contemplar a diversidade contemporânea, englobando reflexões, dentre outras, voltadas ao recorte geracional, cultural e étnico.

 
Publicado: 2019-12-26
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 34 – Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos

 

Dialogia n. 34 (jan./abr. 2020)

Submissões até: 29 de fevereiro de 2020
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Para a publicação do número 34 da Revista Dialogia, o Dossiê “Pedagogia em Diferentes Espaços Educativos” abre oportunidade para trabalhos inéditos decorrentes de pesquisas e experiências desencadeadas em diferentes espaços educacionais que evidenciam concepções, princípios, encaminhamentos metodológicos, avanços, desafios, entre outros aspectos. Isto é, pesquisas que discutam as possibilidades pedagógicas para diferentes contextos e sujeitos, reconhecendo suas especificidades, como, por exemplo: pedagogias em sistemas prisionais, no campo, hospitalar, alfabetização de adultos, pedagogia para idosos, ONGs, associações, etc., que permitam reflexões entre Educação e práxis social.

 
Publicado: 2019-12-26
 
Outras notícias...

n. 43 (2023): Fluxo contínuo

Dossiê Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

n. 43, jan./abr. 2023


 

Sumário

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"

Érika da Cruz Gonçalves Noberto, Michael Daian Pacheco Ramos, Osni Oliveira Noberto da Silva
PDF
e23615
Luciana Ramalho Santana Mandu, Lígia de Carvalho Abões Vercelli
PDF
e23982

Artigos

Cleber Rodrigues de Araujo Junior, Renata Cristina Nunes
PDF
e22851
Denilson Cícero Farias de Lima, Sandra Maria Araújo Dias
PDF
e22866
Ingrid Hötte Ambrogi, Lucia Helena Polleti Bettini, Rosana Maria Pires Barbato Schwartz
PDF
e22880
Saulo Machado Cunha, Antonio José de Souza, Elaine Pedreira Rabinovich
PDF
e22843
Jéssica Urrutia Pereira, Angélica Teixeira da Silva Leitzke, Franciele Roos da Silva Ilha
PDF
e22777
Leandro Antunes, Sonia Maria Martins de Melo
PDF
e23175
Renato Fabiano Cintra, Ivano Ribeiro, Benny Kramer Costa
PDF
e22834
Roberto Remígio Florêncio, Carlos Alberto Batista dos Santos
PDF
e22627
Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Lucas Souza Silva, Antonio Germano Magalhães Junior
PDF
e23005
Érica de Souza Paixão, Maria de Fátima Ramos de Andrade, João Clemente de Souza Neto
PDF
e23008
Giovana Brito Bertolini Firmino, Carmen Lúcia Dias
PDF
e22971
Oséias Lima da Silva, Edinólia Lima Portela
PDF
e23173
Ronaldo Martins Gomes, Ana Luzia Chavez Gomes, Izabel Cristina Chavez Gomes
PDF
e22752