Encontro entre linguagens? análise da apropriação pedagógica de filmes no Projeto “O Cinema Vai à Escola”, segundo o olhar do professor de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.10473Palavras-chave:
cinema e educação, ensino de Língua Portuguesa, processos formativosResumo
Muitos projetos envolvendo cinema e ensino foram registrados na história da educação brasileira. Neste trabalho, o objetivo é o de analisar o Projeto “O Cinema vai à Escola”, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a partir de 2008, por meio da análise do seu material pedagógico (“Os Cadernos de Cinema do Professor”, trinta roteiros e as caixas de filmes), tendo em vista o que é esperado do professor dedicado a lecionar a disciplina Língua Portuguesa e com base em duas categorias: roteiro e gênero cinematográficos. A pesquisa apresentou abordagem qualitativa, natureza aplicada e conciliou descrição e explicação, valendo-se para isso de investigações bibliográficas e documentais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-08-31
Como Citar
PERINELLI NETO, Humberto Perinelli; SOUSA, Vanessa Freitas. Encontro entre linguagens? análise da apropriação pedagógica de filmes no Projeto “O Cinema Vai à Escola”, segundo o olhar do professor de Língua Portuguesa. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 210–221, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.10473. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10473. Acesso em: 15 dez. 2024.
Edição
Secção
Artigos
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Dialogia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.