Subjetividade docente e diálogos com a infância: encontros, escutas e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11453

Palavras-chave:

Educação Infantil. Subjetividade docente. Infância e escola.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, a partir de um estudo de caso, os processos subjetivos que configuram a formação e a prática docente na educação infantil. Adotamos a perspectiva teórica da subjetividade, de González Rey, como recurso que possibilita pensar as motivações e posicionamentos do professor diante de sua prática e formação docente. O estudo de caso se desenvolve nos limites da metodologia construtiva e interpretativa de González Rey. Evidenciamos processos sociais que ocorrem no contexto escolar e o transformam em um terreno fértil e aberto a possibilidades de aprendizagem para professores no curso das relações sociais vividas nesse espaço. 

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Biografias Autor

Diego Barrios Díaz, Associação Pró Educação Vivendo e Aprendendo

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Professor na Associação Pró Educação Vivendo e Aprendendo. Distrito Federal - DF – Brasil.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8400-0128

Maria Carmen Tacca, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. É professora adjunta aposentada com vínculo de pesquisadora colaboradora com a Universidade de Brasília. Distrito Federal - DF – Brasil.
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8546-6322

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

DÍAZ, Diego Barrios; TACCA, Maria Carmen. Subjetividade docente e diálogos com a infância: encontros, escutas e educação. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 21–31, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.11453. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11453. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas