Práticas pedagógicas em terreiros de quimbanda: escritas sobre educação de crianças e infâncias
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.11648Palavras-chave:
Educação, Práticas pedagógicas, Terreiros, Crianças, Infâncias.Resumo
As práticas pedagógicas em terreiros de Quimbanda indicam os modos, pelos quais, os sujeitos, são ensinados nesses locais. Este texto apresenta algumas ações educativas com a atenção voltada às crianças e infâncias de seis terreiros de Quimbanda de Rio Grande, no interior do Rio Grande do Sul. O estudo que segue possui caráter narrativo, escrito, a partir de excertos de diários de campo, produzidos em seis terreiros, segundo os quais as práticas pedagógicas são da ordem da liberdade de escolha, veiculadas por meio das brincadeiras e das rotinas de cada local. Também, percebeu-se que em relação às crianças, elas são compreendidas como parte dos terreiros e por meio dos rituais elas são pedagogizadas. Além disso, elas possuem livre circulação nos terreiros sendo responsabilidades dos adultos mediar situações e orientar a verbalização de saberes, sem que isso as impossibilite de expressarem seus pensamentos.
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