A escola como expressão da violência ou locus da cultura da paz?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13630

Palavras-chave:

Adolescência, Educação, Infância, Pedagogia Social, Prevenção.

Resumo

O objetivo do presente estudo é identificar a escola como microssistema de convivência e transformação, visto que a mesma tem sido considerada como espaço de expressão e manifestação da violência.  É resultado de um estudo qualitativo e tem como metodologia o estudo bibliográfico, decorrentes de pesquisas de abordagem teórica, relacionadas ao Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná. No contexto social e educacional, em defesa de uma escola com base humanizadora, ampliamos o olhar para o âmbito da violência escolar, fazendo uma releitura à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2011) e a educação transformadora de Paulo Freire (1987; 1996; 2000), aliadas à Cultura da Paz como forma de compreensão e prevenção do fenômeno das violências. Acreditamos que ao compreendermos a escola como espaço de interações aumentamos a chance concreta de uma realidade educativa melhor e de prevenção das violências. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Michelle Popenga Geraim Monteiro, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação - Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano - pela Universidade Federal do Paraná (2018 - 2022). Mestra em Educação (2017) - Teoria e Prática de Ensino, com ênfase nas perspectivas da violência, bullying e Cultura da Paz, pela Universidade Federal do Paraná, sob orientação da professora doutora Araci Asinelli da Luz. Especialista em Neuropedagogia pelo Instituto Rhema de Educação (2015) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2012). Atualmente é profissional do magistério - docência I da Prefeitura Municipal de Curitiba. Participação ativa no Grupo de Pesquisa Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano coordenado pela Professora Doutora Araci Asinelli da Luz da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação como professora do Ensino Fundamental I e possui conhecimentos nas áreas de LIBRAS e Língua Inglesa. Aprovada em concurso para professora substituta pela Universidade Estadual do Paraná.

Tatiane Delurdes de Lima, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação (2018-2021) e Mestre em Educação (2015-2017) junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, sob orientação da Professora Doutora Araci Asinelli da Luz. Graduanda em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Oeste (UNICENTRO) (2018-2020). Especialista em Educação Integral Transformadora pela Faculdade Vicentina e Associação Gente de Bem, com patrocínio da Embaixada da Finlândia (2015-2017). Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA (Bolsista PROUNI) - voltado à formação de professores para o exercício das funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e também para a docência da Educação de Jovens e Adultos e Gestão Educacional (2010-2014). Concluinte do Curso de Formação de Docentes (2007- 2010) para Educação Infantil e Ensino Fundamental - Séries Iniciais. Foi vinculada profissionalmente à Prefeitura Municipal de Campo Largo, estatutária, exercendo o cargo de Educadora Social (2011-2018), atuando com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Participação ativa no Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal do Paraná; participação ativa na Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano coordenado pela Professora Doutora Araci Asinelli da Luz da Universidade Federal do Paraná e no Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social (NEPS) da Universidade Federal do Paraná, com temática em Pedagogia Social e pesquisa coordenado pelas Professoras Doutoras Evelcy Monteiro Machado e Araci Asinelli da Luz. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Social e Pedagogia Social.

Araci Asinelli-Luz, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 4 junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. Atua na formação inicial e continuada de professores. Membro do PRONEA e da Comissão Nacional do PNLD pela SBPC e ex-secretária regional da SBPC no Paraná por três gestões; foi membro do Conselho e do GT Educação da SBPC. Foi membro da Comissão da Infância e da Adolescência da OABPR(2011-2012) ; foi membro do Conselho Curador da Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias; é membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, pela UFPR. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano,do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR, orientando teses e dissertações na sub-linha Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional) . Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR - NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.

 

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; LIMA, Fabiano; VARELLA, Santiago. Percepções dos alunos sobre as repercussões da violência nos estudos e na interação social na escola. In: (org.). Escola e violência. Brasília: UNESCO, UCB, 2003, p. 89-117.

AUTOR. O educador social e o pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017a.

____________; AUTOR; AUTOR. A infância e a Cultura da Paz na perspectiva da Pedagogia do Oprimido. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.4, p. 1234-1251, out./dez.2018.

AUTOR. O bullying segundo a percepção dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2017, 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017b.

BANDEIRA, Cláudia de Moraes. Bullying: autoestima e diferenças de gênero. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

BHERING, Eliana; SARKIS, Alessandra. Modelo bioecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner: implicações para as pesquisas na área da Educação Infantil. Horizontes. v. 27. n. 2, p. 7-20, 2009.

BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Tradução: André de Carvalho Barreto. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias. Porto Alegre, v.4, n. 8, p. 432 – 443, 2002.

DINIZ, Eva; KOLLER, Silvia Helena. O afeto como processo do desenvolvimento ecológico. Educar. Curitiba. n. 36, p. 65-76, 2010.

FONSECA, Débora Cristina. Escolarização de adolescentes em privação de liberdade: análise do tema em uma amostra de periódicos. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 7, no. 1, p. 13-31, mai. 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. Paulo Freire: Paz e Terra, 1996.

____________. Pedagogia do oprimido. 23 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.

____________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar - em xeque a proposta da cultura da paz no Ensino Médio. Dialogia. São Paulo, n. 16, p. 129-140, 2012.

MATOS, Margarida; NEGREIROS, Jorge; SIMÕES, Celeste; GASPAR, Tânia. Violência, bullying e delinquência: gestão de problemas de saúde em meio escolar. Lisboa: Coisas de Ler, 2009.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório mundial sobre violência e saúde. Genebra, 2002.

PEREIRA. Alessandra de Paula. Passado, presente e futuro: projetos de vida de adolescentes em privação de liberdade. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

ROCHA, Júlia Siqueira da. Violências nas escolas: da banalidade do mal à banalização da pedagogia. Florianópolis: Insular, 2010.

SALLES FILHO, Nei Alberto. Pedagogia dos direitos humanos no contexto da educação para a paz: elementos a partir dos estudos de Johan Galtung. Anais de eventos. Curitiba. Congresso de Direitos Humanos e Políticas Públicas, 2016.

SCHULTZ, Naiane Carvalho Wendt; DUQUE, Denise Franco; SILVA, Carolina Fermino da; SOUZA, Carolina Duarte de; ASSINI, Luciana Cristina; CARNEIRO, Maria da Glória de. A compreensão sistêmica do bullying. Psicologia em Estudo. Maringá. v. 17. n. 2, p. 247-254, 2012.

STIVAL, Maria Cristina Elias Esper. Dominação e reprodução na escola: visão de Pierre Bourdieu. Anais de eventos. Curitiba. EDUCERE, 2008.

SCHILLING, Flávia. Educação em direitos humanos: reflexões sobre o poder, a violência e a autoridade na escola. Universitas Psychologica, v. 7, p. 685-695, 2008.

Publicado

2019-08-31

Como Citar

MONTEIRO, Michelle Popenga Geraim; LIMA, Tatiane Delurdes de; ASINELLI-LUZ, Araci. A escola como expressão da violência ou locus da cultura da paz?. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 65–80, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.13630. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13630. Acesso em: 17 ago. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Violências na Escola