Transtornos da micção: como identificar, prevenir e abordar em sala de aula

Autores

  • Cláudia Maria Silva UniFOA
  • Carlos Alberto Sanches Pereira UniFOA
  • Ana Paula Cunha Pereira UniFOA
  • Lucas Peres Guimarães IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.15823

Resumo

Os distúrbios miccionais tem prevalência de 20% entre as crianças em idade escolar mas ainda são pouco conhecidos por profissionais de educação. Os relatos na literatura de desconhecimento do assunto por parte dos docentes, impulsiona a criação de estratégias para transmissão destas informações. Partindo da hipótese que, este aprendizado pode estimular a adoção de hábitos vesicais e intestinais mais saudáveis nas escolas e que, professores informados conduzirão melhor situações criadas pelos distúrbios miccionais, elaboramos uma cartilha voltada para professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental, cuja discussão engloba a fisiologia da micção e seus principais desvios. A metodologia foi qualitativa e quantitativa e uso de um questionário fechado, aplicado antes e após a apresentação da cartilha. Identificamos mudanças em relação ao conhecimento alcançado pelos professores participantes a respeito do tema ‘promoção da saúde na escola’.

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Publicado

2019-12-21

Como Citar

SILVA, Cláudia Maria; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches; PEREIRA, Ana Paula Cunha; GUIMARÃES, Lucas Peres. Transtornos da micção: como identificar, prevenir e abordar em sala de aula. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 233–245, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.15823. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/15823. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Secção

Artigos