Gêneros textuais e livros didáticos: um estudo de caso na educação a distância (EaD)
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17970Palavras-chave:
Educação a distância, Gêneros textuais, Língua portuguesa, Material didáticoResumo
Este artigo apresenta o interesse em se analisar a predominância do gênero textual multimodal por meio do material didático impresso produzido para cursos de Letras e Pedagogia em Educação a Distância (EAD), especificamente para disciplinas de Língua Portuguesa. Como parte de um projeto de Iniciação Científica, esta pesquisa teve como objetivo geral fazer com que os alunos/pesquisados produzissem material instrucional didático. Especificamente, o objetivo foi de que os alunos inserissem gêneros textuais multimodais nos materiais a serem produzidos. Para tanto, houve a necessidade de se seguir a seguinte metodologia: 1) analisar o uso dos gêneros textuais multimodais nos livros didáticos e 2) fazer um levantamento de suas ocorrências e das diferenças de suas aplicações para os livros didáticos de cada curso. Aqui, neste artigo, me aterei apenas a esta primeira etapa do projeto que é de cunho metodológico, a saber, o de recortar e de analisar trechos de livros didáticos. Chegou-se à conclusão, com esta pesquisa, que nos materiais didáticos de Letras há mais enfoque para questões de gêneros textuais, enquanto os livros didáticos de Pedagogia voltam-se mais a questões de interpretação textual.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2005, p. 159-177.
GEHRKE, N. A. . EAD 1108 - Produção Textual. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina EAD), 2009.
GEHRKE, N. A. EAD 1108 - Produção Textual. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional.Disciplina EAD), 2009. p. 121.
JEWITT, C.& KRESS. G. Multimodal literacy: new literacies and digital epistemologies, v. 4, Oxford, Peter Lang, 2003.
KRESS, G. & VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. New York, Routledge, 1996.
KRESS, G. Explanation in Visual Communication. London: University of London, 1993.
KRESS, G. Multimodal discourse: the models and media of contemporarycommunication. New York, Oxford University Press, 2001.
MACHADO, A. & BEZERRA, M. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. & BEZERRA, M. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
PRETI, D. Produção de Material Didático Impresso: Orientações Técnicas e Pedagógicas. Cuiabá: UAB/UFMT, 2010.
SACRAMENTO, S. M. P. & RODRIGUES, I. O. Pedagogia – Literatura Infanto-juvenil, Módulo 5, Volume 1, EAD. Ilhéus: Edictus, 2011.
SACRAMENTO, S. M. P. do; RODRIGUES, I. de O. Pedagogia – Literatura Infanto-juvenil. Módulo 5, Volume 1, EAD. Ilhéus: Edictus, 2011, p. 60.
SILVA, I. M. M. Elaboração de materiais didáticos impressos para Educação a Distância. In: Eutomia Revista Online de Literatura e Linguística. Ano IV, Volume 1, Julho 2010. Disponível em http://www.revistaeutomia.com.br/eutomia- ano4-volume1- linguistica.html. Acesso em dezembro de 2012.
SILVEIRA, M. C. A. de A. Literatura Infantil. In: BRENNAND,Edna Gusmão de Góes; ROSSI, Silvio José; BEZERRA, Lebiam Tamar Silva. Trilhas do Aprendente. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008. V. 6. p.19– 46.
SILVEIRA, M. C., A. de A. Literatura Infantil. In: BRENNAND, Edna Gusmão de Góes; ROSSI, Silvio José; BEZERRA, Lebiam Tamar Silva. Trilhas do Aprendente. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008. p. 21
ZANDOMENEGO, D. CERUTTI-RIZZATTI, M. E. Produção Textual Acadêmica I 1º período. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2008. p. 113.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Dialogia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.