Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18396

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino remoto, Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas

Resumo

O distanciamento social, decorrente da pandemia da COVID-19, resultou na suspensão das aulas presenciais em todo mundo, fazendo com que os métodos de educação fossem rapidamente adaptados para serem ministrados no formato de ensino remoto de emergência. Essa adaptação inesperada impactou estudantes e professores que, juntos, empreenderam esforços para a experimentação de novas formas de ensinar e aprender a fim de manter a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. É neste contexto, que este artigo se propõe a descrever o processo de adaptação das atividades de ensino de um projeto de extensão universitário para a modalidade de ensino remoto, compartilhando experiências e lições aprendidas que podem contribuir para o desenho de novas estratégias pedagógicas.

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Biografias Autor

Tárcila Lorrane Fernandes de Souza Soares, Universidade Federal do Sul da Bahia.

Discente do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Jorge Amado. Participante de Iniciação Científica como bolsista e membro do Núcleo de Estudo em Semiologia e Propedêutica Clínica (NESPC/UFSB), pelo programa Bolsa de Apoio a Permanência da UFSB.

Ícaro Silva de Santana, Universidade Federal do Sul da Bahia

Discente do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Jorge Amado. Participante de Iniciação Científica como bolsista e membro do Núcleo de Estudo em Semiologia e Propedêutica Clínica (NESPC/UFSB), pelo programa Bolsa de Apoio a Permanência da UFSB.

Maria Luiza Caires Comper, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Graduada em Fisioterapia, Doutora em Fisioterapia  pela Universidade Cidade de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia. Docente do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e do Programa de Mestrado em Saúde, Ambiente e Biodiversidade. Coordenadora do Núcleo de Estudo em Semiologia e Propedêutica Clínica (NESPC/UFSB). Colaboradora do Grupo de Pesquisa ErgOH (Ergonomics and Occupational Health Brazilian Research Group).

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

SOARES, Tárcila Lorrane Fernandes de Souza; DE SANTANA, Ícaro Silva; COMPER, Maria Luiza Caires. Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 35–48, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18396. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18396. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia