Psicanálise e educação escolar: contribuições de Freud e Winnicott à compreensão do fenômeno da violência escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/40.2022.20478Palavras-chave:
educação, Freud, psicanálise, violência, WinnicottResumo
O artigo visa explorar as possíveis contribuições da psicanálise no que tange à compreensão das questões que atravessam o fenômeno da violência no cenário escolar. Para tanto, será apresentada a noção de instinto de morte de Sigmund Freud – traduzido como pulsão de morte, para alguns autores –, com o intuito de fundamentar as bases da agressividade no âmbito intrapsíquico e suas disseminações na esfera cultural. Em seguida, a fim de expandir a premissa especulativa freudiana apresentada em “Além do princípio do prazer” (1920), discute-se a noção de “deprivação” (neologismo para deprivation) proposta pelo pediatra e psicanalista D. W. Winnicott, com o objetivo de salientar a função do ambiente para o desenvolvimento maturacional humano saudável. Por último, articula-se as teorias levantadas com o contexto de violência presente nas periferias, promovendo um diálogo promissor entre o arcabouço psicanalítico e a realidade escolar.
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