Pandemia e merenda escolar: silenciamentos, dissimulações e efeitos de sentido nas normas de distribuição dos kits de alimentação nas escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/40.2022.20505Palavras-chave:
análise do discurso, merenda escolar, kit de alimentação escolar, programa nacional de alimentação escolar, políticas públicas da educaçãoResumo
O presente artigo traz uma investigação analítico-discursiva da Lei 13.987/2020, da Resolução 02/2020 FNDE[1] e da Cartilha de orientação do PNAE[2], normatizações da União destinadas ao controle, orientação e distribuição da merenda durante o período pandêmico da COVID-19, através de kits escolares. Fundamentados na Análise do Discurso fundada e desenvolvida por Michel Pêcheux (2009), e nas investigações de Orlandi (2007, a; 2007,b), Florêncio et al. (2009), dentre outros, realizamos análises dessas legislações, desvelando efeitos de sentido e construções discursivo-ideológicas carregados de silenciamentos e dissimulações das responsabilidades alimentares e educacionais inerentes ao Estado.[1] Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
[2] Programa Nacional de Alimentação Escolar.
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