Ginástica na educação física escolar: reflexões sobre o desenvolvimento de uma unidade curricular universitária na perspectiva da pedagogia freiriana
DOI:
https://doi.org/10.5585/46.2023.23036Palavras-chave:
Ensino Superior, Pedagogia Freiriana, Ginástica.Resumo
Este artigo relata a experiência remota realizada em 2021 com a unidade curricular “Ginástica na Educação Física escolar” em um curso de Licenciatura em Educação Física, desenvolvida a partir dos princípios do pensamento pedagógico de Paulo Freire. Utilizou-se como fonte de dados gravações das aulas síncronas, registros diários da docente e documentação pedagógica produzida pelos discentes. Consideramos que a experiência com a pedagogia freiriana trouxe reflexões pertinentes que provocam repensar a docência universitária, no sentido de romper com uma educação bancária nesse nível de ensino para que possa ser fomentada uma formação de professores(as) comprometidos(as) com uma Educação Física crítica e emancipadora.
Downloads
Referências
BRITO, Rafaelle de Araújo Lima; AYOUB, Eliana; LORENZINI, Ana Rita; MELO, Marcelo Soares Tavares. A sistematização do conhecimento ginástica nas aulas de educação física nas escolas de referência em ensino médio do estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.43, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e004020 . Acesso em: 01 set. 2022.
CARBINATTO, Michele Viviene et al. Conhecimentos de Acadêmicos de Educação Física sobre a Ginástica a partir da Percepção de Docentes do Ensino Superior. Revista de Graduação USP, v.2, p.55-61, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p55-61 . Acesso em: 11 fev. 2021.
COELHO, Márcio Cardoso; MALDONADO, Daniel Teixeira; BOSSLE, Fabiano. Professor de educação física (escolar) intelectual transformador: resistências ao modelo gerencialista e neoconservador da educação de mercado. Conexões, v. 19, e021027, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660399 . Acesso em: 01 set. 2022.
CONTRERAS, José. Relatos de experiência, em busca de um saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v.1, n.1, p.14-30, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p14-30 . Acesso em: 01 set. 2022.
DARIDO, Suraya Cristina; SANCHEZ NETO, Luiz. O contexto da Educação Física na escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FARIAS, Uirá de Siqueira. Por uma Educação Física Escolar "COM" a Educação Infantil: um autoestudo. Tese (doutorado) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2021. 278 f. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21175 . Acesso em: 01 set. 2022.
FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; RODRIGUES, Graciele Massoli. A Educação Física “com” a Educação Infantil: aproximações com Paulo Freire. Revista Estudos Aplicados em Educação, v.6, n.11, p. 51-66, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7685 . Acesso em: 01 set. 2022.
FEITOSA, Sônia Couto Souza. O método Paulo Freire. In: Gadotti, Moacir; Gomez, Margarita; Freire, Lutgardes. Lecciones de Paulo Freire cruzando fronteras: experiencias que se completan. Buenos Aires: CLACSO, p.147-157, 2003.
FRANÇOSO, Saulo; NEIRA, Marcos Garcia. Contribuições do legado freireano para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.36, n.2, p.531- 546, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32892014000200017 . Acesso em: 05 jul. 2021.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 11a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25a ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FURTADO, Renan Santos; SILVA, Leandro Henrique Cruz. Ginástica e pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações na Escola Maria Luiza Costa e Rêgo. Conexões, v.17, p.1-16, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8653006 . Acesso em: 11 fev. 2021.
GOMES, Silvana Pinheiro; PEREIRA, Dimitri Wuo. O ensino do parkour na Educação Física escolar em tempos de pandemia da covid-19. Revista Educação Pública, v.21, n.21, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/21/o-ensino-do-parkour-na-educacao-fisica-escolar-em-tempos-de-pandemia-da-covid-19 . Acesso em: Acesso em: 11 mai. 2021.
JONES, Robyn; RONGLAN, Lars Tore. What do coaches orchestrate? Unravelling ‘quiddity’ of practice. Sport, Education and Society. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13573322.2017.1282451 . Acesso em: 01 set. 2022.
MALDONADO Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá Siqueira. Educação Física escolar no ensino médio: tematizando as ginásticas na rede federal de ensino. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Ano III, v.1, p.28-36, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318755079_Educacao_Fisica_Escolar_no_Ensino_Medio_tematizando_as_ginasticas_na_rede_federal_de_ensino . Acesso em: Acesso em: 11 fev. 2021.
MALDONADO Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Linguagens na Educação Física Escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021.
MALDONADO Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá Siqueira; MOURA, Diego Luz. A tematização das ginásticas nas aulas de educação física em São Paulo: o inédito viável em contextos de “uberização” da educação. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Ano IV, v.3, p.130-147, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332106401_A_tematizacao_das_ginasticas_nas_aulas_de_Educacao_Fisica_em_Sao_Paulo_o_inedito_viavel_em_contextos_de_uberizacao_da_educacao . Acesso em: 11 fev. 2021.
MALDONADO, Daniel Teixeira; PRODÓCIMO, Elaine. Por uma epistemologia crítico-libertadora da educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Ano VII, v. III, p.6-23, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358981676_POR_UMA_EPISTEMOLOGIA_CRITICO-LIBERTADORA_DA_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR . Acesso em: 01 set. 2022.
MALDONADO, Daniel Teixeira; SOARES, Daniela Bento; SCHIAVON, Laurita Marconi. Educação Física no ensino médio: reflexões e desafios sobre a tematização da ginástica. Motrivivência, v.31, n.60, p.1-19, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56559 . Acesso em: 01 set. 2022.
NEIRA, Marcos Garcia. Análise e produção de relatos de experiência da Educação Física Cultural: uma alternativa para a formação de professores. Textos FCC, v.53, p.52-64, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/article/view/5552 . Acesso em: 11 fev. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia. BNCC de Educação Física. São Paulo: Educação Física Cultural – GPEF-FEUSP, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OfRz44TYaqc . Acesso em: 1 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimentos, v.12, n.2, p.82-103, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/11149 . Acesso em: 11 fev. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.40, n.3, p.215-223, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.001 Acesso em: 10 nov. 2021.
NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; NEIRA, Marcos Garcia. Inspirações freireanas e Educação Física Escolar: a organização de um currículo em uma comunidade de aprendizagem brasileira. Motrivivência, v.31, n.59, p.1-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56430 . Acesso em: 01 set. 2022.
PRODÓCIMO, Elaine. Educação Física Escolar e pedagogia freireana como ato político. In: FREIRE, Elisabete dos Santos. Saberes de professoras e professores de Educação Física: docência, pesquisa e o currículo em ação. Curitiba: CRV, 2022. p. 21-38.
RINALDI, Ieda Parra Barbosa; SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado. A ginástica no percurso escolar dos ingressantes dos cursos de licenciatura em Educação Física da Universidade de Maringá e da Universidade Estadual de Campinas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.24, n.3, p.159-173, 2003. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/769 . Acesso em: 03 mar. 2019.
SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.1997.114431 . Acesso em: 10 fev. 2018.
STRECK, Danilo. Pedagogias. In: STRECK, Danil; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs). Dicionário Paulo Freire. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p.306-308, 2016.
TITCHEN, Angie. Facilitating practitioner research through critical companionship. Journal of Research in Nursing, n.8, v.2, p.115–131, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1177/136140960300800 . Acesso em: 01 set. 2022.
UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Educação Física. Diamantina, 2014. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/prograd/projetos-pedagogicos.html . Acesso em: 03 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Dialogia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.