O assédio moral contra estudantes em uma instituição pública: o caso da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
DOI:
https://doi.org/10.5585/45.2023.23351Palavras-chave:
assédio moral, violência de gênero, UFPelResumo
Desde o ano de 2019 o Programa de Educação Tutorial Diversidade e Tolerância (PET-DT) da UFPel desenvolve um estudo sobre o assédio moral e sexual no espaço acadêmico. O objetivo da pesquisa é verificar se discentes, docentes, egressos, técnicos-administrativos e trabalhadores públicos vivenciaram situações de assédio moral e/ou sexual dentro da instituição, pensando em quais transtornos físicos e mentais que tal violência teria provocado nas vítimas. As respostas foram construídas em um formulário Google, que foi divulgado nas redes sociais do PET-DT. Até o momento, 576 pessoas responderam ao questionário de forma anônima, sendo a grande maioria mulheres (74,3%). Para este artigo, serão enfocadas apenas situações de assédio moral, que é a mais comum, conforme apontam as respostas, analisadas no texto.
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