Educação Infantil e Ciências da Natureza: iniciação à investigação científica
DOI:
https://doi.org/10.5585/43.2023.23887Palavras-chave:
educação, educação infantil, iniciação às Ciências da NaturezaResumo
Esta exposição discute questões afetas à Iniciação às Ciências da Natureza na escola de Educação Infantil, afirmando o direito da criança em se apropriar do conhecimento produzido pela humanidade. O objetivo deste trabalho foi identificar indícios do engajamento das crianças com ações investigativas e, a partir dessa perspectiva, uma Sequência de Ensino Investigativa foi elaborada e aplicada para crianças da Educação Infantil. A pesquisa qualitativa orientou a produção de dados relativos aos registros das crianças, os quais foram analisados com base nos indícios associados à investigação científica. Os resultados evidenciaram que as ações desenvolvidas na Escola da Infância contribuíram para o entendimento da criança acerca do processo de construção do terrário, o uso de materiais e a observação de fenômenos como evidências para o processo de investigação. Essas ações são fundamentais para a instrumentalização teórico-científica do professor, orientando intencionalmente sua prática pedagógica, bem como ofertando oportunidades reais de desenvolvimento integral para a criança.
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