Práticas de leitura e contação de histórias: potencializando o desenvolvimento de atitudes leitoras na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23904

Palavras-chave:

educação infantil, leitura, contação de histórias, mediação

Resumo

A proposta de vivências com contação de histórias e leitura associadas às estratégias de compreensão, demonstram que desde cedo, as crianças podem ativar estratégias que contribuem para o desenvolvimento de atitudes leitoras. Este artigo está vinculado aos resultados finais de uma pesquisa de Pós Graduação em Educação, Stricto Sensu (Doutorado), e, para esse texto, pretende-se apresentar e discutir os resultados de um questionário de autorrelato realizado com 71 professores que atuam na Educação Infantil, por meio do qual os participantes foram solicitados a responder perguntas fechadas relacionadas a ações que realizam ou não para mobilizar estratégias de compreensão nos momentos de leitura e/ou contação de histórias, a fim de contribuir na busca de evidências de que as propostas pedagógicas que utilizam estratégias de compreensão na infância podem ser um diferencial positivo na formação de atitudes leitoras desde a Educação Infantil.

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Biografias Autor

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutorado em Educação

 

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutorado em Educação

  

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Publicado

2023-04-17

Como Citar

GUERIM FERNANDES, Geuciane Felipe; OLIVEIRA, Katya Luciane de. Práticas de leitura e contação de histórias: potencializando o desenvolvimento de atitudes leitoras na infância. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23904, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23904. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23904. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"