Retrato da institucionalização da EaD na Rede Federal de Educação profissional tecnológica - 2021
DOI:
https://doi.org/10.5585/44.2023.24000Palavras-chave:
educação a distância, institucionalização da EaD, Rede Federal de Educação profissional, científica e tecnológica, ConifResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o retrato da institucionalização da EaD na Rede Federal de Educação Profissional, cuja pesquisa foi realizada em 2021 pelo Grupo de Trabalho de EaD criado pelo Conif. Como metodologia, utilizou-se o procedimento técnico de levantamento, por meio de um questionário, que foi respondido por todas as 41 instituições representadas pelo Conif e mais duas Escolas Técnicas, totalizando 43 respondentes. Como resultado, foi observado avanço na Rede quanto ao processo de institucionalização, especialmente em relação ao número de cursos à distância, de alunos, de disciplinas a distância em cursos presenciais, de campi das instituições como polos, no uso diversificado de metodologias e atuação dos núcleos gestores de EaD na pandemia. Como aspectos a melhorar destacam-se a necessidade de maior estruturação dos núcleos gestores de EaD, contratação de mais profissionais efetivos com funções gratificadas, esforços em pesquisa e extensão e a minimização de resistências à modalidade.
Downloads
Referências
ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EaD.BR. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2020/2021. Inter Saberes, 2021.
BATTESTIN, Vanessa; ARANTES, Denio Rebello; SANTOS, Simone Costa Andrade dos; ZAMBERLAN, Miguel Fabrício. Retrato da Institucionalização da EaD na Rede Federal. IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2018.
BATTESTIN, Vanessa; ZAMBERLAN, Miguel F. Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo Histórico. Vitória: Edifes, 2019. ISBN: 978-85-8263-465-3. (a)
BATTESTIN, Vanessa; ZAMBERLAN, Miguel F. Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo Estrutural. Vitória: Edifes, 2019. ISBN: 978-85-8263-481-3. (b)
BRASIL. Portaria n. 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 157, n. 239, p. 131, 11 dez. 2019.
GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MELO, Alessandra P. C.; Institucionalização da educação a distância na Universidade de Brasília (2005-2015). Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2016.
SILVA, D da.; LOPES, E. L.; JUNIOR, S. S. B. Pesquisa quantitativa: elementos, paradigmas e definições. Revista de Gestão e Secretariado. Ed. 5, vol.1. p. 1-18. Disponível em: https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.297. Acesso em: 29 mai. 2022.
VASCONCELOS, Flávio C. A Institucionalização das Estratégias de Negócios: o caso das Start-ups na Internet Brasileira em uma Perspectiva Construtivista. RAC, v. 8, n. 2, Abr./Jun. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Os autores
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.