A formação docente na cibercultura

inovação e acessibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/47.2023.25578

Palavras-chave:

formação docente; cibercultura; inovação; acessibilidade

Resumo

As tecnologias digitais desempenham uma função importante no cenário educacional, apontando para a urgência de incorporar as tendências emergentes não apenas no método de ensino, mas também na formação dos professores. O problema desta pesquisa aborda como formar professores, de modo que suas práticas estejam alinhadas com a aquisição de competências para enfrentar os desafios decorrentes das novas tendências. O objetivo é analisar as correlações atuais entre a cibercultura e a formação docente, buscando identificar tendências de práticas inovadoras e acessíveis que possam aprimorar o processo de ensino. Utilizando métodos analíticos e interpretativos, a pesquisa aprofunda práticas pedagógicas sugeridas por meio da análise bibliográfica qualitativa. Os resultados apontam para a imprescindibilidade de integrar, no âmbito educacional e formativo, as tendências atuais, tais como hibridismo, metodologias ativas, inteligência artificial, projetos STEAM, gamificação e robótica. Isso requer a criação de oportunidades para que esses profissionais possam vivenciar essas metodologias durante sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jacinta Lucia Rizzi Marcom, Universidade Regional Integrada Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutoranda

 

Ana Paula Teixeira Porto,   Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutorado em Letras

              

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta (UAb)

Doutorado em Educação 

Referências

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Inovacción en contectos educativos: tecnologias, personalización y acessibilidade. Youtube, 30, mar. 2023. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/2/#inbox?projector=1 Acessado em: 8, nov 2023.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? Repositório da UAb, 2009. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2052/1/artigo%20Daniela.pdf Acessado em: 15, nov. 2023.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Seminário: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 1, pág. 25-40, jan./jun.,2011.

CAMPOS, Flávio Rodrigues. Currículo, Tecnologias e Robótica na Educação Básica. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://sapientia. pucsp.br/bitstream/handle/9619/1/Flavio%20Rodrigues%20Campos.pdf. Acesso em: 10, out. 2021.

CHRISTENSEN, Clayton M., HORN, Michael B., STAKER, Heather. Ensino híbrido: Uma inovação disruptiva? Disruptive Innovacion, Clayton Christensen Institute, p. 1 - 43, maio 2013. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED566878.pdf Acessado em: 03, nov 2023.

COSTA, A. (2023) “O que é ChatGPT e por que a sua utilização tem preocupado as escolas,” De Blogger. Disponível em: https://dererummundi.blogspot.com/2023/01/oque-e-chatgpt-e-por-que-sua.html. Acessado em: 18, nov. 2023.

CRUZ, Tiego da Silva. O Ensino de Robótica e a Base Nacional Comum Curricular: A relação entre a cultura Maker e as competências gerais. VI Congresso Nacional de Educação, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID156_15082019000957.pdf. Acessado em: 15, nov. 2023.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HERNÁNDEZ, Fernando; SANCHO, Juana Maria (orgs). Aprendendo com as Inovações nas Escolas. Porto Alegre: Artmed, 2000.

KAPP, Karl. The gamification of learning and instruction: game based methods and strategies for training and education. São Francisco: Pfeiffer, 2012.

KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web e mobile. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.

JESUS, Pedro; AZEVEDO, Joaquim. Inovação Educacional. O Que Ê? Porquê? Onde? Como? Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 20, p. 21-55, 2020. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9683.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LEMOS, André. Cibercultura: Tecnologia E Vida Social Na Cultura Contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, 2023.

LIMA, Luís Miguel de Castro (2016). Acessibilidade 2.0: concepção de um curso online. Mestrado em Pedagogia do eLearning. Universidade Aberta de Portugal (UAb). Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6567/1/TMPEL_LuisLima.pdf. Acessado em: 16, nov. 2023.

LUCKIN, Rosemary. Machine Learning and Human Intelligence: the future of education in the 21st century. Institute of Education: Londres, 2018.

PISAROV, J; MESTER, G. Programming the mbot robot in school. In: Proceedings of the International Conference and Workshop Mechatronics in Practice and Education, MechEdu, p. 45-48, 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAN, José Manuel. A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5 ed. Campinas: Papirus, 2012.

MORAN, José Manuel. A TV digital e a integração das tecnologias na educação. TV Escola - SEED, novembro, 2007. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2007/md/index.htm. Acessado em: 20, set. 2023.

OLIVEIRA, Kenia Luiza. Formação Online de Professores em Robótica Educacional com Práticas no Simulador Tinkercad. BECM, Passo Fundo, v. 5, edição, p. 92-105, 2022. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12850/114116324. Acessado em 10, nov. 2023.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante, NUNES, Andréa Karla Ferreira, SALES Jr., Valdick Barbosa De. Formação de professores na cultural digital por meio da gamificação. DOSSIÊ - Cultura digital e educação. Educar em Revista, 36, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/bg7mqHXSF673hLBB8fVxXjq/?lang=pt Acessado em: 30/10/2023.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

ROBERTO, Gisele Rodrigues Durigan et al. O uso da educação steam para promover a aprendizagem matemática e conscientização ambiental. Revista Valore, Volta Redonda, n. 6 (edição especial), p. 746-760, 2021. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/846. Acesso em: 16 nov. 2023.

ROMBERG, T. Can teachers be professionals? En D. A. Grows y T. Cooney (Eds.), Handbook of research in mathematics teaching and learning, p. 197-208. New York: MacMillan, 1988.

SOTO, Angel Pio González; MIRÓ, Juan Domingo Farnós. Usabilidad y accesibilidad para un e-learning inclusivo. Revista Educación Inclusiva, v 2, nº 1, p. 49-60, março, 2009. Disponível em: https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/26/25. Acessado: 16, nov. 2023.

SCHUCHTER, Lúcia Helena; BRUNO, Adriana Rocha. Investigando espaços escolares de letramentos: a biblioteca e o laboratório de informática. Revista da FAEEBA - Educação e contemporaneidade. Salvador, v. 23, nº 42, p. 187-195. jul/dez. 2014. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B15aAQcw-NEWGU5Z0JqeC1TVzA/view? pli=1 Acessado em: 18, nov. 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

TIAN, Yong-hong et al. Rumo à percepção humana e transumana na IA 2.0: uma revisão, Informática, Tecnologia e Eletronica. Eng., v. 1, pág. 58-67, 1º de janeiro. 2017.

WECHSLER, Solange Muglia. Estilos de pensar e criar. Campinas. São Paulo: Impressão digital do Brasil, 2006.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Tecnologias e Tecnologias e tempo docente. São Paulo: Papirus Editora, 2013.

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, 15(45), P. 423–441, 2015.

Publicado

2023-12-28

Como Citar

MARCOM, Jacinta Lucia Rizzi; PORTO, Ana Paula Teixeira; BARROS, Daniela Melaré Vieira. A formação docente na cibercultura: inovação e acessibilidade. Dialogia, [S. l.], n. 47, p. e25578, 2023. DOI: 10.5585/47.2023.25578. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25578. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Secção

IE Conference 2023 - Ed. Esp. n. 47 “Inovação, Internacionalização e Inclusão”

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)