Os impactos do CO2 em plantas: cultivando a consciência ambiental em estudantes por meio de uma atividade investigativa
DOI:
https://doi.org/10.5585/50.2024.26414Palavras-chave:
ensino de biologia, ensino por investigação, fotossínteseResumo
O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma atividade investigativa sobre os impactos do aumento do CO2 atmosférico no desenvolvimento de plantas como forma de explorar a consciência ambiental. Essa atividade de abordagem qualitativa envolveu estudantes do Ensino Médio e foi organizada nas seguintes etapas: exibição de um filme para discutir o papel das plantas na produção de oxigênio e o impacto das mudanças climáticas; análise dos conhecimentos prévios dos discentes sobre o tema da pesquisa; realização de um experimento sobre fotossíntese; e uma pesquisa sobre a qualidade nutricional das plantas sob aumento dos níveis de CO2. As respostas foram analisadas por categorização de dados, cuja avaliação culminou em uma discussão sobre a “pegada ecológica”. O experimento sobre fotossíntese foi reconhecido como uma alternativa eficiente para a compreensão desse processo e a atividade investigativa levou os discentes a considerarem mudanças em seus próprios hábitos para reduzir as emissões de CO2.
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