Transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da filosofia: limites e possibilidades

Autores

  • Manoela Paiva Menezes Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília.
  • Patrick Viana Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”.

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.2750

Palavras-chave:

cuidado, ensino, filosofia,

Resumo

Este artigo pretende analisar o ensino de filosofia através da seguinte problematização: é possível uma forma de “ensinar filosofia”, “ensinar a filosofar”, ou então uma forma de “experienciar a filosofia” que não seja mediada por uma transmissão teórica tradicional de conhecimentos? Para descobrir algumas possibilidades e limites em que tal problematização nos conduziria, estabelecemos uma parceria com uma instituição educacional não regida pelo imperativo institucional de cumprimento de conteúdos específicos, conhecida como Projeto Barracão. Assim, foram realizadas visitas semanais ao Projeto e reuniões de embasamento teórico tendo como base os livros Pedagogía de la presencia, de Fernando Bárcena, O mestre ignorante, de Jacques Rancière e Tecnologías del yo, de Michel Foucault. Durante as visitas, a postura foi um “estar presente” (baseado em Bárcena), sem interferência hierárquica (Rancière), durante as atividades, buscando estabelecer uma relação de cuidado de si e cuidado do outro (Foucault).

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Biografias Autor

Manoela Paiva Menezes, Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília.

Manoela Paiva Menezes Patrick Viana Curso de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília.

Patrick Viana, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”.

Graduando em Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”.

Publicado

2012-12-12

Como Citar

MENEZES, Manoela Paiva; VIANA, Patrick. Transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da filosofia: limites e possibilidades. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 153–160, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.2750. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2750. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos