Criatividade, inovação e empreendedorismo na formação acadêmica com aprendizagem baseada em projetos integrada ao STEAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.27614

Palavras-chave:

ABP, STEAM, empreendedorismo, criatividade

Resumo

Este artigo apresenta a ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) com integração ao STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) e suas contribuições para a formação acadêmica, identificando os pontos de consonância no que tange ao desenvolvimento criativo, à inovação e ao estímulo ao comportamento empreendedor no ensino técnico profissional. No artigo, serão apontadas as tendências tecnológicas para o início do século XXI e sua relação com a educação, bem como a forma como a ABP com abordagem STEAM se integra a esse cenário, a fim de estimular a criatividade, a inovação e o fomento ao empreendedorismo na educação. Para isso, gera-se a seguinte questão de investigação: como estimular a criatividade, a inovação e o comportamento empreendedor por meio do método ABP integrado ao STEAM na educação técnica profissional? A metodologia adotada baseou-se na revisão bibliográfica sobre o método ABP, o STEAM e sua relação com as tendências tecnológicas, as práticas pedagógicas na educação e o empreendedorismo.

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Biografias Autor

Lilian Amatucci Gazoti, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS

Mestra em Gestão e Desenvolvimento da Educação 

Dalva Célia Henriques Rocha Guazzelli, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS

Doutorado em Educação

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

GAZOTI, Lilian Amatucci; GUAZZELLI, Dalva Célia Henriques Rocha. Criatividade, inovação e empreendedorismo na formação acadêmica com aprendizagem baseada em projetos integrada ao STEAM. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27614, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27614. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27614. Acesso em: 26 dez. 2024.