Cultura e Metodologia Maker na Formação de Professores:

uma proposta criativa, interdisciplinar, inovadora, sustentável e inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.27733

Palavras-chave:

formação inicial e continuada de professores, cultura e metodologia maker, inovação pedagógica, inclusão escolar

Resumo

Cabe à Universidade e à Escola, enquanto instituições formadoras de professores, repensar as formas de ensino e aprendizagem, potenciando um movimento de inovação pedagógica, para compreender e superar os desafios e problemas locais e globais. Assim, este estudo tem como objetivo trazer reflexões sobre a prática da cultura maker, como ferramenta e pedagogia do movimento de inovação pedagógica, contribuindo para a resolução de problemas sociais, numa perspetiva sustentável, como propõe a Educação 5.0. A metodologia utilizada foi a bibliográfica com revisão narrativa (ROTHER, 2007), cuja análise da literatura é a interpretação crítica pessoal dos autores, a partir de seus repertórios investigativos e práticos. O estudo permitiu concluir que a cultura e a metodologia maker, enquanto abordagem educativa, podem apoiar a mudança pedagógica que se procura no sentido de um currículo humanista, visando uma aprendizagem criativa, ativa, interativa, inovadora, interdisciplinar, inclusiva, equitativa, sustentável e no sentido de competências, atitudes e valores.

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Biografias Autor

Katia Valeria Pereira Gonzaga, Amnesty International USA

Doutora em Currículo Pós Doutora em Educação e TIC

Professora Associada da Logos University International (USA)

Investigadora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) – ESE-IPP (PT)

Vania Gabriela Dias Graça, Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto

Doutora em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)

Professora da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) (PT)

Investigadora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) – ESE-IPP (PT)

Paula Quadros-Flores, Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto

Doutora em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)

Professora da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) (PT)

Investigadora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) – ESE-IPP (PT)

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

GONZAGA, Katia Valeria Pereira; GRAÇA, Vania Gabriela Dias; QUADROS-FLORES, Paula. Cultura e Metodologia Maker na Formação de Professores: : uma proposta criativa, interdisciplinar, inovadora, sustentável e inclusiva . Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27733, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27733. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27733. Acesso em: 22 dez. 2024.