Creche: uma estranha no ninho educacional
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.4410Palavras-chave:
Educação Infantil Creche Formação de ProfessoresesResumo
Este artigo propõe a reflexão sobre a creche como um equipamento educacional, isto é, um espaço de educação coletiva para as crianças de 0 a 3 anos, problematizando a ausência de um lugar para ela no sistema educacional brasileiro, bem como a invisibilidade de sua especificidade nos cursos de Pedagogia. A indefinição, até o presente momento, da forma educacional creche no Brasil dificulta a caracterização dos processos pedagógicos necessários ao seu funcionamento e à formação do profissional que vai atuar nestas instituições especialmente aqueles que irão ter contato com as crianças. Portanto, trata-se de propor a interlocução entre as necessidades e desejos da sociedade para a educação das crianças de 0 a 3 anos, a formação dos docentes nas universidades e o redimensionamento das práticas realizadas nas creches, num diálogo permanente e plural, que pode desvelar outros modos de construir essa scholè para os bebês e as crianças bem pequenas.Downloads
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Publicado
2013-09-27
Como Citar
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Creche: uma estranha no ninho educacional. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 75–92, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.4410. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4410. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Secção
Dossiê Temático: Educação Infantil e formação de professores