O Ensino de Estratégias de Leitura Mediado por Recursos Educacionais Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8660

Palavras-chave:

Estratégias de compreensão leitora. Recursos educacionais digitais. Metodologias ativas de ensino. Peer instruction.

Resumo

Este trabalho, de abordagem qualitativa, seguindo pressupostos da pesquisa-ação, teve como objetivo verificar as contribuições do ensino de estratégias de compreensão leitora mediado por recursos educacionais digitais. O aporte teórico é baseado na abordagem de estratégia de leitura preconizada por Solé (1998). A pesquisa foi desenvolvida numa escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Marques de Souza/RS. Os sujeitos são os professores de Língua Portuguesa e os alunos de 5º e 8º ano da referida escola. Como instrumento de coleta de dados, fez-se uso do diário de campo da pesquisadora, que desenvolveu as atividades, e das professoras titulares da turma. A partir da prática desenvolvida, pôde-se evidenciar que a metodologia ativa peer instruction favorece significativamente o aprimoramento das estratégias de leitura dos alunos, especialmente a estratégia da inferenciação.

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Biografias Autor

Aline Diesel, Univates

Mestre em Ensino pela Univates.
Professora da rede particular de ensino. Rio Grande do Sul – RS – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0942-3005

Silvana Neumann Martins, Univates

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Univates). Rio Grande do Sul – RS – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1944-3760

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Univates

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Univates).
Rio Grande do Sul – RS – Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0007-8639

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

DIESEL, Aline; NEUMANN MARTINS, Silvana; HEPP REHFELDT, Márcia Jussara. O Ensino de Estratégias de Leitura Mediado por Recursos Educacionais Digitais. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 165–178, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.8660. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8660. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos