Análise do ensino de sociologia no nível médio do IFPB - campus Sousa
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21906Palavras-chave:
ensino médio, sociologia, interdisciplinaridadeResumo
O presente estudo investigou o ensino da disciplina de Sociologia no ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Sousa, com destaque para a organização da disciplina no Projeto pedagógico dos cursos integrados ao ensino médio, os conteúdos ensinados e a adoção de recursos pedagógicos nos planos de ensino e diários de classe. Como proposta metodológica, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, através do procedimento de análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s), dos planos de ensino da disciplina e dos diários do professor de sociologia. Dos resultados, é possível perceber uma preocupação com a contextualização dos conteúdos, de modo a estabelecer conexão com recursos pedagógicos que despertem o interesse dos alunos. Por outro lado, percebe-se a necessidade da instituição pesquisada transpor a interdisciplinaridade do papel para a sala de aula, bem como incentivar a disposição para o trabalho em conjunto entre as disciplinas. Igualmente, colocar-se, de forma engajada, no debate para que a disciplina de Sociologia possa continuar a ser ofertada na educação básica.
Downloads
Referências
BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. A importância da sociologia escolar: esclarecimentos necessários em tempos de obscurantismo. In: BODART, Cristiano das Neves; RADAMÉS, Mesquita Rogério (orgs.). A importância do ensino das Ciências Humanas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Maceió: Café Com Sociologia, 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Biblioteca Digital da Câmara. 8. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: http//:bd.camara.leg.br. Acesso em: 10 de jun. de 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 05, de 04 de maio de 2011. Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v. 3. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF: 2018.
BRUNET, P. D. M.; SANTOS, N. F. ; SILVA, R. F.; SANTOS FILHO, I. O. O que se espera do professor de sociologia – questões sobre a formação e desafios da prática docente. Holos, [S. l.], v. 3, p. 32–40, 2017.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
IFPB. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa. Plano Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária. Sousa: Ifpb, 2014.
IFPB. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa. Plano Pedagógico do Curso Técnico em Agroindústria. Sousa: Ifpb, 2014.
IFPB. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa. Plano Pedagógico do Curso Técnico em Informática. Sousa: Ifpb, 2016.
IFPB. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa. Plano Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente. Sousa: Ifpb, 2016.
IANNI, Octávio. O ensino das ciências sociais no 1º e 2º graus. Cadernos Cedes, Campinas,
v. 31, n. 85, p.327-339, set./dez 2011.
KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones, v. 14, N.2, Jul-Dic., 2015, p. 55-73.
MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em ciências sociais e ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 05- 20, 2003.
OLIVEIRA, Pablo Menezes e. Educação e formação humana: o lugar ocupado pelas “Humanas” nos Institutos Federais de Educação Tecnológica. Debates em Educação, Maceió, v. 1, n. 24, p. 600-612, ago. 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Ileizi Fiorelli. BNCC, o ensino de Sociologia. In: BRUNETTA , Antonio Alberto; BODART , Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (orgs.). Dicionário do Ensino de Sociologia. 1. ed. Maceió- AL: Editora Café com Sociologia, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dos autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 420
- PDF 278