Avalição: exclusão ou inclusão?

Autores

  • José Eustáquio Romão UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v4i1.292

Palavras-chave:

avaliação, inclusão, exclusão, estratificação social.

Resumo

Neste artigo recuperamos as duas concepções de avaliação que mais têm sido usadas nos diversos momentos de verificação da performance humana: a que tenta diagnosticar dificuldades, para subsidiar sua superação e, portanto, permitir a inclusão, e a que julga e, por isso, trabalha para a exclusão. Examinamos, em seguida, o comportamento dessas duas concepções nas três modalidades básicas de avaliação: na da aprendizagem, na de desempenho e na institucional. Para concluir, estabelecemos uma interessante relação entre processos de avaliação e processos de estratificação social.

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Biografia do Autor

José Eustáquio Romão, UNINOVE, São Paulo

Doutor em História e Filosofia da Educação (USP); e em História Social (USP), professor do Programa de Mestrado em Educação da UNINOVE e Diretor do Instituto Paulo Freire

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Publicado

09.01.2008

Como Citar

ROMÃO, José Eustáquio. Avalição: exclusão ou inclusão?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 43–60, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v4i1.292. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/292. Acesso em: 27 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios