Editorial Eccos 58

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20992

Resumo

A revista EccoS vem a público, mais uma vez, contribuir para a reflexão e discussão acerca dos mais diferentes temas, direta ou indiretamente, relacionados à educação.

No ano do centenário de nascimento de Paulo Freire (1921-1997), Patrono da Educação Brasileira, todos os olhos voltam-se para os inumeráveis desafios (“situações-limites”, segundo Freire) colocados pelo mundo contemporâneo – marcado por contextos extremos, desde a pandemia da COVID-19 à eclosão de movimentos ideológicos conservadores e retrógrados no mundo inteiro, Brasil inclusive –, motivo pelo qual a educação adquire, cada vez mais, papel decisivo e de destaque na busca de soluções e como contraponto (“inéditos viáveis”, segundo Freire) às tensões que se reproduzem cotidianamente.

Nesta edição da revista EccoS, que procura não contemplar somente os trabalhos oriundos de todas as regiões brasileiras, mas também contando com a contribuição de pesquisadores de fora do Brasil, os artigos versam sobre os mais variados temas, indo da reflexão sobre políticas neoliberais e as políticas de ações afirmativas na educação até a análise de material didático e de processos de formação de professores, sem exclusão das questões relacionadas à Educação Infantil e Superior, ao ensino religioso e à educação que se dá no campo, à utilização da tecnologia em sala de aula, e, finalmente, à flexibilização curricular sem evidentemente esquecer das ideias de Paulo Freire aplicadas na educação brasileira.                                 

Com efeito, nada parece melhor do que o momento atual para buscar-se, na educação, caminhos críticos e criativos para se sair das muitas situações-limites a que chegamos, conferindo efetividade, na prática, aquele “permanente processo social de busca”, a que o próprio Paulo Freire se referiu em sua Pedagogia da Autonomia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25.10.2021

Como Citar

ROMÃO, José Eustáquio; SILVA, Maurício Pedro da. Editorial Eccos 58. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 58, p. e20992, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n58.20992. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/20992. Acesso em: 29 mar. 2024.