Vol. 12 No. 1 (2013): January - March
Editorial BJM/ReMARK vol. 12, n. 1, 2013
Caros leitores,
No campo da Administração, a área de marketing é reconhecida pelo alto rigor que os membros de sua comunidade aplicam na avaliação de trabalhos de seus pares, seja em encontros, seja em periódicos. Paradoxalmente, a área conta com pouco ou nenhum espaço nos periódicos científicos de maior impacto no Brasil. A diretriz estratégica tomada a partir do ano passado pela editoria desta revista é de impulsionar a REMARK no sentido de galgar degraus nos estratos de relevância Qualis, sem perder de vista o caráter especializado desta publicação.
Nesse sentido, ao longo do ano passado, 26 artigos de 73 autores foram publicados na REMARK em 2012. Nota-se, claro, uma concentração de estudos do Sudeste, mas há boa participação de outras regiões, bem como de autores estrangeiros.
Origem dos autores dos artigos publicados na REMARK em 2012:
São Paulo (25);
Rio de Janeiro (09);
Minas Gerais (11);
Rio Grande do Sul (05);
Paraná (02);
Pernambuco (02);
Distrito Federal (04);
Bahia (03);
Ceará (08);
Mato Grosso do Sul (02);
Exterior (02).
Como apontamos em nossa última edição de 2012, iniciamos 2013 com uma nova periodicidade da Revista Brasileira de Marketing – REMARK. As abordagens científicas de marketing têm crescido nos últimos anos e há clara necessidade de mais espaço para publicação de artigos na área. A proposta da REMARK é ser o principal locus de discussão científica do Marketing no Brasil.
Procurando cumprir esse propósito, a REMARK lança sua primeira edição de 2013 com 10 artigos, prevendo ainda para este ano o lançamento de mais 03 edições, com o mesmo número de trabalhos. Ao mesmo tempo, estamos empreendendo esforços no sentido de incentivar as submissões e, também, a participação da comunidade de pesquisadores em Marketing como avaliadores da revista e os resultados já podem ser percebidos nesta edição.
Ao contrário do que possa parecer, o crescimento quantitativo veio acompanhado do aumento no rigor das avaliações. Tanto cresceram as submissões, quanto o número de avaliações e rejeições, o que denota maior preocupação da própria comunidade com a qualidade dos artigos que merecem figurar na REMARK. Estamos, no momento, utilizando as boas práticas preconizadas pela ANPAD como norteadoras dos processos avaliativos e, com isso, refletindo taxas de aprovação e rejeição muito próximas das dos principais encontros brasileiros: EMA e EnANPAD.
Organizamos esta edição em dois blocos que podem ser distintos a partir das escolhas metodológicas dos autores. O primeiro traz estudos de natureza quantitativa, englobando modelagens estruturais, desenvolvimento de escala e experimento. O segundo abarca pesquisas de natureza mais exploratória e qualitativa.
Kenny Basso, Eduardo Rech, Lélis Balestrin Espartel e Danúbia Reck desenvolveram o artigo Efeitos do Aroma e da Influência Interpessoal na Confiança do Consumidor e investigaram a interação entre o consumidor e o vendedor em um ambiente de varejo por meio de técnicas experimentais, constatando que o aroma influencia a confiança do consumidor no vendedor, confiança esta que media a relação entre o aroma e a intenção de compra.
Na sequência, 04 artigos apóiam-se no uso de modelagem de equações estruturais, explorando diversos domínios de ocorrência das atividades de marketing, na perspectiva do comportamento do consumidor. Nicoli Wanderley Amaral, Marcio de Oliveira Mota, Ana Augusta Ferreira de Freitas e Sergio Botelho Junior evidenciam a forte relação entre a percepção de inovação e os construtos satisfação e lealdade no ambiente de serviços em seu artigo intitulado A Percepção da Inovação no Contexto de Serviços e sua Influência na Satisfação e Lealdade do Cliente. No ambiente de internet, pesquisando e-consumers, o desejo de vingança exerce influencia direta sob o comportamento retaliatório e vingativo do consumidor, conforme o estudo Modelo Estrutural do Comportamento de Retaliação e Vingança do Consumidor Insatisfeito, de Daniel Modenesi Andrade, Moisés Balassiano e Marcelo Moll Brandão. No domínio do relacionamento do consumidor com as marcas, Andréa de Albuquerque de Lima e Paulo de Paula Baptista desenvolvem o estudo intitulado Impacto da Congruência entre Autoconceito e Personalidade de Marca na Intensidade da Qualidade de Relacionamento e Lealdade do Consumidor. Finalizando os estudos com modelagens estruturais, Elias Frederico e Bruna Mayumi Nagano investigaram os fatores que levam à criação de valor – em suas dimensões utilitária, hedônica e escapista – e sua relação com a satisfação no domínio do varejo de moda no artigo intitulado Determinantes do Valor e da Satisfação com o Consumo de uma Marca de Moda Jovem.
Mellina da Silva Terres e Cristiane Pizzuti Santos construíram e validaram uma escala de confiança do consumidor no contexto de serviços de telefonia celular e serviços bancários em seu artigo Desenvolvimento de uma Escala para Mensuração das Confianças Cognitiva, Afetiva e Comportamental e seus Impactos na Lealdade. E, no último artigo de natureza mais quantitativa, Simone Velloso Missagia, Solange Riveli Oliveira e Daniel Carvalho Rezende aplicaram a regressão logística para identificar as diferenças no comportamento de consumo entre homens e mulheres na compra de alimentos saudáveis no artigo intitulado Beauty and the Beast: Gender Differences in Food-Related Behavior.
Abrindo o bloco de estudos de natureza teórica, exploratória e quantitativa, Marcelo de Rezende Pinto escreve As Experiências de Consumo de Eletrônicos de Consumidores de Baixa Renda No Brasil, fazendo uso de ampla revisão da literatura, de abordagem qualitativa de inspiração etnográfica junto aos consumidores, de análise de conteúdo e de construção teórica por meio de grounded theory. O penúltimo artigo desta edição, de Iara Silva da Silva e Liliane Antunes Rohde, apresenta técnicas quali-quanti para investigar em detalhes a natureza de uma subcultura específica e seu comportamento de consumo na pós-modernidade e se chama Estilos de Vida Líquidos: Casais DINC (duplo ingresso, nenhuma criança).
Fechando esta 1ª edição da REMARK em 2013, os pesquisadores Bruno Antunes Oliveira, Ana Carolina Toledo e Evandro Luiz Lopes escrevem a Evolução da Experiência no Varejo de Serviços: um Exemplo do Setor de Telecomunicações Brasileiro, apresentando um estudo de caso e a adoção de inovações e seus impactos na experiência do consumidor brasileiro no varejo de serviços de Telecom.
Um bom ano a todos e uma ótima leitura!
Otávio Bandeira De Lamônica Freire