Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas

Autores

  • Thel Augusto Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba
  • Nadia Kassouf Pizzinatto Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV
  • Christiano França da Cunha Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2310

Palavras-chave:

Ecological awareness, Consumer behavior, Marketing ecological sustainability

Resumo

A preocupação ambiental é um tema contínuo e relevante para as empresas e sociedade, não só em razão das crescentes exigências dos governos através de legislação e normas específi-cas, mas pelas pressões do mercado advindas do consumidor que, a cada dia, está mais infor-mado e exigente quanto aos produtos ou serviços que adquire. Este estudo mensura o grau de consciência ecológica do consumidor. Devido ao caráter exploratório descritivo desta pesqui-sa, utilizou-se questionários baseados na escala Likert para mensurar o grau de consciência ecológica de estudantes do primeiro ao oitavo semestre do curso de administração de uma ins-tituição particular localizada no interior do Estado de São Paulo. Foram aplicados 150 questi-onários a alunos do segundo, quarto, sexto e oitavo semestres diurnos e aos do quinto e séti-mo semestres do período noturno. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se o software Statistic/Data Analysis (STATA). Por meio deste estudo foi possível propor seis outros fatores de mensuração da consciência ecológica: o impacto no meio ambiente, consumo individual, reciclagem e utilização, tipo e postura de consumo, características técnicas do produto e com-prometimento no consumo. Os resultados deste trabalho permitiram constatar que a consciên-cia ecológica pode ser mensurada de acordo com os valores e crenças dos consumidores. Além disso, possibilitam que as organizações se atentem às características dos subgrupos des-critas nesta pesquisa, pois apontam para novas alternativas estratégicas que as empresas po-dem utilizar, com o objetivo de conhecerem e saberem qual a melhor forma na comunicação com seu público-alvo. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2310

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Biografia do Autor

Thel Augusto Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba

Professor da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade de Gestão e Negócios da UNIMEP. Membro do Conselho do Curso de Administração e Doutorando do Programa de Doutorado em Administração de Empresas da Universidade Metodista de Piracicaba.

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba

Professor Doutor e Coordenador do Programa de Pós Graduação, Mestrado Profissional e Doutorado em Administração. Coordenador do MBA em Marketing (Latu Senso) da Universidade Metodista de Piracicaba.

Nadia Kassouf Pizzinatto, Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV

Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV

Christiano França da Cunha, Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração, da Universidade de São Paulo – USP

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Publicado

05.09.2012

Como Citar

Monteiro, T. A., Giuliani, A. C., Pizzinatto, N. K., & Cunha, C. F. da. (2012). Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(2), 3–17. https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2310

Edição

Seção

Artigos