EccoS – Revista Científica

Eccos é a publicação de difusão acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho. A revista é publicada desde 1999, semestralmente, e a partir de 2012, quadrimestralmente, difundindo manuscritos que tenham sua fundamentação na área educacional e no campo das humanidades e das ciências sociais. No ano de 2014, passa a publicar exclusivamente em versão online.

A contar de sua primeira edição tem publicado textos acadêmicos relevantes para as temáticas relativas à educação, mantendo a regularidade da publicação e a colaboração de uma multiplicidade  de autores das  diversas instituições de educação e pesquisa brasileiras e de outros países. 

A Revista publica textos que consistem em aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. 

Seu objetivo maior é contribuir para a difusão de trabalhos acadêmicos que se inscrevam no campo das ciências da educação, oferecendo acesso livre e imediato a todo o seu conteúdo pelo portal 
www.revistaeccos.org.br, sob o princípio da ampla e irrestrita difusão do conhecimento.

Eccos  garantiu, ao longo da sua história,  a diversidade institucional dos autores, evitando o caráter endógeno, e a presença de pesquisadores filiados a distintas instituições estrangeiras e de todas as regiões do Brasil.

Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano. As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

EccoS está avaliada pelo QUALIS-CAPES como A2 em Educação e B1 em Ensino.

A Revista está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica.


Afiliada

Membro

Bases indexadoras

Certificação Qualis

Notícias

 

Chamada de Dossiê Temático: Pedagogia Social

 

Dossiê Revista EccoS  n. 48 (jan. /abr. 2019)


Submissões até: 10 de fevereiro de 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de EccoS
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol


Os processos de formação do sujeito ocorrem nos espaços de convivência e aprendizado social - na família, no trabalho, nos movimentos populares, nos círculos sociais, nas organizações...Problemas e conflitos sociais constituem oportunidades de aprendizagem, gerando práxis pedagógicas que, usadas de forma sistêmica, caracterizam-se como tecnologias sociais de grande relevância para toda e qualquer instituição social. É assim que a Pedagogia Social constitui uma teoria geral da educação social.
EccoS, Revista Científica, convida pesquisadores e estudiosos em Educação e áreas afins, do Brasil e do exterior, a oferecer trabalhos originais na forma de artigos, ensaios e relatos de pesquisa para compor o Dossiê Temático intitulado “Pedagogia Social”. O objetivo é oferecer uma visão sistêmica dos desafios teóricos e metodológicos que se apresentam ao campo da Pedagogia Social, enfrentados em contextos diversos por meio de práticas ora de Educação Popular, ora de Educação Social, ora ainda de Educação Comunitária.

Sugerimos os seguintes eixos de abordagem, a saber:

1. Gestão e organização de espaços e políticas públicas educacionais.
2. Educação, prevenção e mediação quanto a drogas, bullying e violência escolar.
3. Pedagogia Social e formação de educadores.
5. Contribuições da Pedagogia Social para os diversos campos da atividade humana.
6. Epistemologia da Pedagogia Social.


Coordenação editorial:
- Profº Dr. Roberto da Silva
- Profº Dr. João Clemente de Souza Neto
- Profª Dra. Elaine T. Dal Mas Dias


Saudações editoriais,
Eduardo Santos
Manuel Tavares

CALL OF PAPERS

THEMATIC DOSSIER: SOCIAL PEDAGOGY


Submissions until: 10 de february de 2019

The processes of individual constitution occur in coexistence and social
learning environments – with the family, at work, in popular movements, in
social groups, at organizations... Social problems and disagreements
engender learning opportunities resulting in pedagogical praxis, which are
identified as social technologies of great relevance for any institution, if
used in a systemic way. Therefore, Social Pedagogy consists of a general
theory in Social Education.
EccoS Journal invites Education and related areas researchers and scholars,
from Brazil and other countries, to submit original research papers, essays
and reports to compose a Thematic Dossier called “Social Pedagogy”. The
objective is to present a systemic view of theoretical and methodological
challenges that belong to Social Pedagogy field, facing several contexts
through Popular, Social or Community Education practices.
We suggest the following tracks:
1. Management and organization of places and educational public policies.
2. Education, prevention and mediation about drugs, bullying and school
violence.
3. Social Pedagogy and education process.
5. Social Pedagogy contributions to several areas of human activity.
6. Social Pedagogy epistemology.

Organization:
Dr Roberto da Silva
Dr João Clemente de Souza Neto
Dr Elaine T. Dal Mas Dias

 
Publicado: 2018-11-14
 

Chamada de Dossiê Temático: PAULO FREIRE E A ONDA NEOCONSERVADORA

 

Dossiê Revista Eccos – N. 50 (set. /dez. 2019)

Orgs.: José E. Romão & Maurício Silva
Submissões até: 30 de setembro de 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de EccoS
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

 
Publicado: 2018-10-29 Mais...
 
Outras notícias...

n. 46: Artigos

(maio/ago. 2018)

Sumário

Editorial

Editorial
Eduardo Santos, Manuel Tavares
PDF
11-15

Artigos

Raquel Fontes Borghi
PDF
19-32
Douglas Branco de Camargo, Mônica Piccione Gomes Rios
PDF
33-51
Ana Cristina Moraes, Jacques Therrien
PDF
53-69
Natalia Baraldo
PDF
71-85
Rosângela Pereira de Oliveira, Ozerina Victor de Oliveira
PDF
87-108
Suelaynne Lima da Paz, João Ferreira de Oliveira
PDF
109-130
Ana Maria da Silva Magalhães, Giselle Cristina Martins Real
PDF
131-148
Andreza Maria Lima, Laêda Bezerra Machado
PDF
149-169
Ludmilla Cavarzere Oliveira, Valquiria Trovão Cavalli, Álvaro Machado Dias, Mauri Aparecido Oliveira
PDF
171-190
Walfredo González Hernández
PDF
191-213

Resenhas

Aline Belle Legramandi
PDF
217-221
Andreia Menarbini
PDF
222-225
Ângela de Carvalho Bernardes
PDF
226-230
José Eustáquio Romão, Fernando Vinicius Gonçalves Frias
PDF
231-235

Revista Completa

Eccos Revista Cientifica n. 46
 
PDF
1-244